quinta-feira, 18 de Setembro de 2014 06:38h

Museu Histórico seré reaberto hoje

Após 14 dias fechado para pintura, o Museu Histórico de Divinópolis será reaberto nesta hoje (18) com a exposição “Esmeralda Fidélis no Polo Confeccionistas de Divinópolis”.

Crédito: Welber Skaull

Na nova cor, o amarelo foi substituído pelo azul nas portas e janelas. Para a coordenação do museu é o tom mais remoto do prédio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).


O diretor do Museu Histórico, Welber Skaull, destacou que a pintura do prédio de 1830 teve contribuição de parceiros. A execução dos trabalhos ficou a cargo dos servidores do setor de obras da Prefeitura de Divinópolis. O material utilizado na pintura foi obtido pelas pessoas amigas do Museu e por empresas parceiras, como esclarece Skall.


O prédio do Museu Histórico foi construído em 1830 a pedido do Capitão Domingos Francisco Gontijo. Em 15 de dezembro de 1988, o prédio foi tombado pela lei número 2.456 como bem cultural. O casarão é remanescente do conjunto arquitetônico constituído como o núcleo gerador da cidade. Em 1995, o velho sobrado foi mais uma vez restaurado.

 

 

Exposição
A mostra “Esmeralda Fidélis no Polo Confeccionistas de Divinópolis” será aberta oficialmente nesta quinta-feira (18/09), às 19h30. A exposição é uma homenagem póstuma a uma das pioneiras da confecção em Divinópolis. Esmeralda foi à primeira mulher da área confeccionista que ganhou reconhecimento na década de 60 e 70.


A mostra foi organizada pela Faced e os alunos do curso de moda da instituição com a participação do Museu Histórico e a família de Franco Fidélis, além da contribuição do poeta Edson Gonçalves Ferreira. A exposição teve a coordenação técnica das professoras Cristiane Victer e Mônica Fischer.
A mostra ficará aberta até 30 de novembro com entrada franca.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.