sexta-feira, 6 de Janeiro de 2012 10:21h Cristiane Fernandes

No verão o uso de bebida alcoólica é mais prejudicial à saúde

No verão é preciso muito cuidado para evitar a desidratação e a bebida alcoólica prejudica o processo de hidratação do organismo

Durante a época mais quente do ano, o verão, é necessária uma atenção redobrada com a alimentação, pois as pessoas transpiram muito devido as altas temperaturas e assim perdem muito líquido e precisam se hidratar frequentemente. Para evitar a desidratação é preciso ingerir muito líquido, alimentos, frutas que contém bastante água e evitar o consumo, principalmente excessivo, de bebida alcoólica.
As frutas são fundamentais em qualquer época do ano, mas no verão, segundo a nutricionista Kelly Nascimento, elas são fundamentais na alimentação “os sucos naturais e as frutas com muita água, como a laranja, melancia, pêra e melão são muito importante no dia a dia das pessoas para evitar a desidratação. A ingestão de água também é fundamental para se hidratar” ressaltou.
Porém, não basta apenas consumir alimentos para hidratar o organismo é fundamental, também, evitar bebidas que desidratem “a bebida alcoólica, no verão, deve ser evitada, porque ela provoca um descontrole nos hormônios e provoca, ao mesmo tempo, uma retenção e liberação do líquido, por causa deste descontrole, as pessoas vão várias vezes ao banheiro” explicou a nutricionista. Com as várias idas ao banheiro, o corpo fica pouco diluído e assim, prejudica ainda mais o organismo, porque sempre junto com a bebida alcoólica, existem os famosos “tira-gostos” e eles na maioria das vezes contém muito sal e proteína e com o nível baixo de água no corpo, aumenta a retenção e a formação de cálculos renais “os tira-gostos, utilizados para acompanhar o uso de bebida alcoólica, contém muito sal e gordura e eles puxam e retém a água, fatores causadores da desidratação” reforçou Nascimento.
Depois de consumir a bebida alcoólica e abusar nos “tira-gostos”, principalmente nos finais de semanas, o melhor a fazer é procurar meios para reverter essa situação e procurar se hidratar “mesmo com o excesso de bebida alcoólica e de alimentos salgados ainda existem bebidas usadas para reverter este quadro. Alguns sucos ajudam a revigorar essa situação. O suco de limão misturado com a couve pode ser usado para desintoxicar” informou a nutricionista.
Para hidratar a nutricionista também ressalta a ingestão de água de coco, mas reforça que a bebida vendida em supermercados, em caixas, não conserva os nutrientes encontrados na fruta natural “o soro e água de coco são muito importantes para hidratar o organismo, mas vale lembrar que os nutrientes são encontrados na fruta natural” reforçou Nascimento. A água de coco é rica em potássio e é capaz de provocar uma hidratação rápida no organismo.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.