terça-feira, 30 de Junho de 2020 09:26h Atualizado em 30 de Junho de 2020 às 10:12h. Portal G37

NOVA DIRETORIA DA ACID TOMA POSSE EM DIVINÓPOLIS.

Entidade tem a primeira mulher na liderança

Na tarde desta segunda-feira, 29, ocorreu a posse do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) para o triênio 2020/2023. A solenidade de posse foi transmitida pelo canal da Acid no YouTube e nas páginas oficiais da entidade no Instagram e Facebook (aciddivinopolis).
Por motivo do distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, a posse aconteceu, virtualmente, sendo transmitida pela internet do auditório da Acid com os membros da nova diretoria. A nova presidente da Acid é Alexandra Elisa Galvão Barros, sendo a primeira mulher a presidir a entidade.
Compõe o Conselho Administrativo o primeiro e segundo vice-presidentes, Luis Eduardo Fonseca de Oliveira e Wilson Avelino, respectivamente. Já o Conselho Fiscal é formado por Denize Fonseca Santos Lara, Leonardo Santos Gabriel e Charles Adolfo Dias, como membros titulares. E, Leila Maria Rodrigues, Sérgio Dias Bebiano e Marcelo Soares Prado, como membros suplentes.
O presidente a deixar o cargo, Marcos Fábio Gomes Ferreira, abriu a solenidade contando sua trajetória na Acid e seu valor sentimental pela entidade, que o acolheu desde que chegou a Divinópolis para representar o Sebrae na região. Apesar de sempre próximo da entidade, nunca havia pensado em um dia se tornar presidente. Foi quando foi convidado pelo ex-presidente Carlos Moacyr para ser seu primeiro vice-presidente. Na chapa de Léo Gabriel, gestão iniciada em 2016, também ocupou a mesma cadeira, vindo a se tornar presidente em janeiro de 2020, quando da opção de Léo Gabriel de sair da presidência. Sua contribuição técnica propiciou elaborar o planejamento estratégico, desde a gestão do Carlos Moacyr, quando foram traçados três grandes eixos: articulação e representatividade; competitividade das empresas; e, desenvolvimento econômico.
Como presidente da Acid, Marcos Fábio elencou o eixo desenvolvimento econômico para ser o foco de sua gestão, que mesmo curta, trazia uma proposta de resultados em longo prazo. Sugeriu ao legislativo que Divinópolis tivesse, por força de lei, uma Semana do Desenvolvimento Econômico, em que o município pudesse parar para pensar no tema, discuti-lo e propor soluções, pelo menos, uma vez por ano. Que, por sua vez, resultaria num Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico. Porém, com a pandemia, essa ideia não pode seguir adiante, pelo menos por enquanto. Outra proposta de trabalho foi o Programa Empreender, recém lançado, que conta com uma metodologia do Sebrae visando as micro e pequenas empresas. A atual gestão já deu sinal verde para que o Programa Empreender dê continuidade. Por isso, encontra-se aberta a formação de grupos de empresas de um mesmo segmento para discutirem problemas comuns e, por meio de um consultor, encontrarem soluções conjuntas.
Assim, coube ao Marcos Fábio, encerrar o mandato da chapa “Empreendedores da Mudança”, dando posse a uma mulher competente, que já foi presidente da CDL Divinópolis, fazendo história como
primeira mulher a presidir as duas entidades.
O presidente da Federação das Associações Comercias e Empresarias do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Valmir Rodrigues, parabenizou a nova presidente da Acid, assim como todos os membros empossados, por meio de uma mensagem gravada, manifestando a certeza de que muito será feito por Divinópolis. Cumprimentou também a gestão do Léo Gabriel e do Marcos Fábio.
Em seu discurso, Alexandra ressaltou o poder da união. “Associar para desenvolver e competir! Esse é o slogan que escolhemos para nos apresentar, junto aos associados, como a nossa proposta de trabalho para a entidade em nossa gestão até 2023. Associar, porque somar é crescer, é desenvolver. É unir forças para construir. É juntar ideias; é criar uma relação. Esse é o nosso propósito! É no que acreditamos! Associar, para caminharmos juntos e desenvolvermos juntos! Sempre juntos!”, enfatizou.
Também foi firme em expressar seu sentimento de querer crescer, apesar das adversidades. “Os desafios sempre existirão. Deixemos que as nossas preocupações antecipadas se transformem em pensamento e planejamento antecipados. Vamos acreditar, pois nós podemos, com muita união, com muito trabalho superar mais este desafio em que os encontramos atualmente. Devemos ser otimistas e responsáveis. Termos serenidade e também seriedade para prosperarmos. Esta palavra deve ser a nossa guia: prosperidade.”, afirmou.
Finalizou relembrando que a Acid completará dentro de um mês 68 anos e que só foi possível devido a homens virtuosos e visionários. “Queremos também deixar nossa marca, nossa garra, nosso suor, nossa feminilidade, porque acreditamos em associar para desenvolver e competir!”, completou.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.