quinta-feira, 6 de Agosto de 2015 13:28h

Novo cardápio da merenda escolar valoriza alimentos da época

A secretaria municipal de Educação (Semed), através de suas nutricionistas, planejou o cardápio escolar dos próximos três meses. 62 unidades escolares atendidas pelo município serão beneficiadas com um novo cardápio

Segundo a nutricionista da Semed, Nayara Cristiane Ferreira, o cardápio é elaborado levando em conta as estações do ano e os produtos que a agricultura familiar disponibiliza na época. “Procuramos fazer o cardápio bem adequado ao clima, no verão, por exemplo, priorizamos as frutas e alimentação mais leve, no inverno colocamos comida mais quentes para os alunos. Por isso mudamos ele de três em três meses”, explica Nayara.

Para o trimestre as nutricionistas introduziram o trigo, usado para o preparo do quibe assado. Nayara conta que quando um novo produto é introduzido no cardápio, elas enviam para as escolas a receita. “Fazemos o passo a passo de como deve ser preparado o alimento e mandamos para as escolas, para que seja feito corretamente. Durante três dias na semana nos dividimos para visitar as unidades e acompanhar como está a merenda escolar”, ressalta .

Neste novo cardápio foram introduzidos também alimentos destinados aos alunos que possuem algum tipo de restrição alimentar relacionado à nutrição. Entre eles estão leite sem lactose, adoçante dietético a base de sucralose e achocolatado diet.

“A alimentação dos alunos é uma grande preocupação da Semed, fazemos um cardápio balanceado, que atende as necessidades nutricionais das crianças. Isso é importante no desenvolvimento físico e colabora no aprendizado dos alunos”, finaliza Nayara.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.