sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 19:02h Atualizado em 25 de Fevereiro de 2012 às 08:35h. Marina de Morais

Nutricionista indica desintoxicação de organismo após abuso de álcool durante o Carnaval

De acordo com nutricionista, o consumo de álcool deve ser feito com cautela, pois os organismos de pessoas que consomem bebidas alcoólicas constantemente se acostumam com o álcool. Ele também diz que churrascos devem ser evitados


Carnaval e bebidas alcoólicas formam uma combinação bastante comum nas folias de Carnaval. Não apenas a bebida, como também os churrascos em família ou com amigos. Por isso, o nutricionista Tiago Teixeira chama a atenção dos foliões para a desintoxicação dos organismos após o Carnaval.
O nutricionista indica receitas que podem auxiliar na recuperação dos organismos após ingestão excessiva de álcool. Primeiramente, ele diz que um café da manhã a base de ovo pode ajudar, pois o alimento é rico em aminoácidos como cisteína e colina, que ajudam a tratar os danos causados no fígado pelo álcool. Alimentos como brócolis, couve e palmito também são indicados, pois auxiliam na regeneração das células. O nutricionista também sugere um suco, para auxiliar durante a ressaca: basta bater couve, água de coco e hortelã. De acordo com ele, o suco ainda proporciona uma sensação de alivio.
Tiago ainda dá dicas sobre como agir antes e após as folias regadas a álcool. Ele recomenda que não seja feita a ingestão de álcool com estômago vazio, para evitar danos às paredes do estômago. Ele recomenda refeições leves como, por exemplo, peixes e folhas, com azeite, para proteger o fígado. Já após o consumo de bebidas alcoólicas, o nutricionista indica a ingestão de muita água, para evitar a desidratação. Outro detalhe interessante é que alimentos gordurosos tornam a absorção do álcool mais lenta. O nutricionista comenta que nozes e castanhas podem ser consumidos, sem receio.
Tiago ressalta que o consumo de álcool deve ser moderado. De acordo com ele, organismo de pessoas que consomem bebidas alcoólicas constantemente se acostuma com o álcool e isso faz com que a substância demore mais a ser absorvido e seus efeitos produzidos. Ele conta que a bebida pode causar sérios danos a vários órgãos do corpo. O principal deles, o fígado, pode desenvolver a cirrose hepática alcoólica, que é capaz de levar à morte. De acordo com o nutricionista, as consequências do abuso do álcool no corpo são sentidas em longo prazo.
Em relação aos churrascos, o nutricionista atenta para um detalhe importante. De acordo com ele, o consumo de carnes é essencial para a vitalidade do corpo. Entretanto, a carne deve ser consumida moderadamente. Tiago diz que as carnes devem ser consumidas preferencialmente assadas no forno ou grelhadas. Já os churrascos devem ser evitados, pois as carnes absorvem as substâncias químicas do carvão. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.