sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012 17:54h Atualizado em 11 de Fevereiro de 2012 às 10:31h. Marina de Morais

O Carnaval como feriado facultativo: enquanto alguns comemoram, outros trabalham

Os feriados são datas comemorativas regulamentados por lei como dia de folga para estudantes e trabalhadores. Os feriados concedidos como facultativos dizem respeito àquelas datas em que a própria instituição ou cidade decide se paralisa suas atividades ou não.
O Carnaval é um feriado facultativo, comemorado em 2012 no dia 21 de fevereiro, terça-feira. Silvio Faria Novais, historiador explica sobre a história da data. “O Carnaval, dentro do folclore brasileiro, simboliza a festa do rei Momo, que é um personagem adaptado da mitologia grega. Já no que diz respeito à cristandade o Carnaval é a festa da carne, que antecipa os 40 dias do calendário cristão, ou seja, a quaresma.”, explica.
Entretanto, mesmo sendo feriado facultativo, o carnaval diz respeito a apenas um dia. Porém, como explica Silvio, os três dias se tornaram folcloricamente comuns. Principalmente por ser na terça-feira, tem-se o costume de “emendar”, uma vez que na quarta-feira há outra data comemorativa religiosa, a Quarta-feira de Cinzas.
Em Divinópolis, haverá festas para comemorar o Carnaval por 5 dias, de sexta-feira, 17, até terça-feira, 21, no Parque de Exposições. Entretanto, nem todas as pessoas vão poder comemorar a data.
Luaynne Lacerda, técnica em enfermagem, vai trabalhar durante o feriado, realizando um plantão de 12h em um hospital. Ela diz que não vai comemorar a festividade porque é preciso estar descansada para seu próximo plantão. Entretanto, ela comenta que não se incomoda por não poder farrear. “Eu gosto muito do que faço e me dá prazer trabalhar ajudando aqueles que também não podem estar se divertindo”, argumenta a enfermeira.
Luaynne conta que já trabalhou em outras festividades e datas comemorativas. Ela diz que em festas como a que acontecerá no Carnaval em Divinópolis o movimento é mediano em hospitais e que a maioria dos atendimentos se consiste por abuso de álcool e / ou drogas.


Feriados de 2012

Em Divinópolis são feriados civis os declarados por lei federal e os religiosos: Corpo de Deus, Sexta-feira da Paixão, São Firmino (mesma data de aniversário da cidade, 1° de junho), Imaculada Conceição (8 de dezembro).
No primeiro semestre de 2012 serão feriados:

06 de Abril: Sexta-feira da Paixão
08 de Abril: Páscoa
21 de Abril: Tiradentes
01 de Maio: Dia do Trabalho
07 de Junho: Corpus Christi (facultativo)
 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.