quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015 10:19h Atualizado em 26 de Fevereiro de 2015 às 10:22h. Mariana Gonçalves

OAB promove homenagem a ex-presidentes da instituição

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 48ª Subseção de Divinópolis, realiza na próxima sexta-feira, durante o Café com o Presidente, uma homenagem aos ex-presidentes da instituição

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 48ª Subseção de Divinópolis, realiza na próxima sexta-feira, durante o Café com o Presidente, uma homenagem aos ex-presidentes da instituição, por meio da Comenda Raimundo Cândido, em reconhecimento aos trabalhos prestados ao órgão e à comunidade jurídica como um todo. O evento começa às 8h30 na Rua Alagoas, nº 60, no Centro e é aberto para profissionais da área, estudantes de direito e população em geral.
Segundo o presidente em exercício da OAB, Íris José de Almeida, em memória serão lembrados os nomes dos advogados Simão Salomé de Oliveira, Mozar Rocha Miranda, João Alves de Sousa e Altamir Santos. Ambos foram diretores da ordem e já morreram. Ainda de acordo com Íris, após as homenagens haverá a apresentação da palestra “Demissão por Justa Causa”, ministrada pelo advogado e atual tesoureiro da seccional, Fabrício.

 

OAB E COMUNIDADE
A direção da OAB está com um projeto a ser desenvolvido nos próximos meses que visa a orientação dos jovens quanto ao perigoso mundo das drogas. A ação ainda está sendo elaborada, mas conforme já adianta Íris, a intenção é que sejam realizadas palestras nas escolas da cidade. “Assuntos envolvendo as drogas em nossa cidade têm me preocupado demais, temos traficantes que usam os menores de idade para as ilegalidades desse mundo e se escondem atrás da menoridade desses jovens. Não sou favorável à redução da maioridade penal, mas é preciso que se pense em um trabalho preventivo para que os nossos jovens não entrem nesse mundo”, destaca.
As palestras serão voltadas para crianças e adolescentes, com temáticas que vão desde a apresentação dos perigos das drogas ao conhecimento das leis do menor e do Código Penal. Além das ações sociais, o órgão coloca disponível para a comunidade o uso do espaço físico da instituição. Sem cobrar nada, a direção empresta o auditório da OAB para empresas ou pessoas que queiram realizar algum trabalho no local.
A iniciativa teve início devido à vontade da direção de fazer uso do auditório que ficou por diversos anos parado.  “Em dezembro faz seis anos que estou na administração dessa casa, mas quando assumi essa instituição encontramos aqui um verdadeiro ‘elevante branco’, um espaço que praticamente não estava sendo utilizado. Então vi que precisamos fazer alguma coisa. Criamos o Café com o Presidente e também temos feito eventos mensalmente, e decidimos também abrir a casa para a sociedade,  porque não justificava termos um salão sem ter utilidade para a comunidade. Daí, desde então, temos emprestado o espaço para a realização de diversas ações”, explica o presidente da OAB.

 

VIRTUALIZAÇÃO
A OAB está preparando os seus advogados para atender as políticas da Emenda Constitucional nº 45, conhecida por Reforma do Judiciário, que trata da virtualização do Judiciário. Com a criação do Conselho Nacional de Justiça, se destaca a iniciativa do judiciário para a transição do processo judicial em papel para o meio virtual. A previsão é de que até agosto a comarca de Divinópolis já esteja dentro do novo sistema.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.