sexta-feira, 10 de Junho de 2016 13:14h Atualizado em 10 de Junho de 2016 às 13:15h. Plínio César

ONG realizará Festa Junina em prol da reforma de seu prédio

A instituição filantrópica Céu Azul realizará hoje (10) o 1º Arraiá Céu Azul

POR PLÍNIO CÉSAR 

gazeta@gazetaoeste.com.br

 

Em parceria com outras ONGs de Divinópolis, o objetivo é arrecadar renda para a reforma do prédio da instituição, além de manter recursos para seus profissionais, pois a maioria é voluntária. Existindo há pouco mais de um ano, possui 96 famílias de crianças com autismo. O local recebe pessoas com qualquer tipo de deficiência, independente da idade.

 

 

ONG, FUNDAÇÃO E ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

 

Skarlait Neves é a presidente da ONG e conta como ela surgiu, “foi minha iniciativa criá-la, sou mãe de três crianças autistas e sempre tive muita vontade de lutar pelos direitos das crianças com deficiência. Meus primos, que vieram de São Paulo, tinham conhecimento sobre como funciona uma instituição e me encorajaram a conduzir esse projeto”, completa.

A ONG, que teve uma alteração em seu estatuto, era, até em 2015, a extinta ‘Renascer’, que atendia pessoas de terceira idade, fundada em 2007. E a partir do fim do ano passado, foi transformada na ‘Céu Azul’, hoje voltada para crianças com deficiência.

A presidente da instituição informa quais os serviços prestados pela mesma. “Nós nos preocupamos com a família no geral, aqui existe o Setor Clínico, onde as mães são atendidas com orientações e tratamentos antidepressivos, todo o atendimento voltado para esse apoio. Estamos em elaboração do Setor de Acolhimento de Pais, que auxiliará os mesmos em suas necessidades. Hoje, devido à reforma que estamos realizando, de quinze a quinze dias nos reunimos com as crianças para a interação, socialização e atividades lúdicas”, ressalta Skarlait.

 

 

 

EVENTOS PARA ARRECADAR DOAÇÕES

 

A ONG conta com doações de parceiros, mas, na sua maioria, as mães buscam recursos, por meio de eventos, como a Festa Junina, para manter ativos os serviços da mesma. O evento de hoje acontecerá na Praça do bairro Danilo Passos, em frente à Igreja da Sagrada Família, às 19h30, com entrada franca. “Todos estão convidados a participar conosco. Vamos ter comidas típicas, como canjica, pipoca, pé-de-moleque, entre outras. Haverá também a apresentação das crianças, junto com seus pais, e no fim haverá, o ‘casamento na roça’”, completa.

Daniela Faria é a responsável pela área de eventos da ONG, para ela, “a maior barreira que nós temos é o preconceito. E realizando eventos como estes, na praça, abertos ao público, vamos dar visibilidade para o autismo, à instituição e à causa”. E faz o convite para a Festa Junina, “convidamos toda a população de Divinópolis e região para vir participar do ‘Araiá Céu Azul’, com muitas atrações. Vale muito a pena conhecer”, completa Daniela. Segundo a ONG, após a reforma no prédio, estarão disponíveis no local, pedagogos e psicopedagogos à população, que darão o tratamento devido aos assistidos pela instituição.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.