quarta-feira, 27 de Abril de 2016 09:59h Acasp

Órgãos de segurança pública se preparam para garantir a segurança durante a Divinaexpô

A segurança preventiva de eventos promovidos em Divinópolis é um dos temas debatidos diariamente durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública – Acasp

m a presença do conselho técnico, as estratégias lançadas pelos órgãos de defesa social, para policiamento ostensivo e trabalho preventivo, são divulgados e enfatizados previamente ao conhecimento da comunidade.

Na reunião de hoje, 27/04, da Acasp, o Tenente Coronel do 23° BPM Marcelo de Oliveira mencionou a elaboração do plano de segurança para maior festa, em relação a expectativa de público, realizada em Divinópolis, a Divinaexpô 2016. Há menos de 30 dias para o evento, representantes da Acasp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Ministério Público e Sindicato Rural intensificaram as reuniões, que vem acontecendo mensalmente desde julho de 2015, e estão discutindo qual a melhor forma de levar entretenimento ao público e garantir a ordem e segurança.

 



Com estimativa de público que ultrapassam 30 mil pessoas, esse ano a Polícia Militar intensificará o policiamento entorno do Parque de Exposições e a segurança interna, por se tratar de um evento privado, ficará em grande parte de responsabilidade da organização do evento. “Vamos ter o apoio de efetivo e outras unidades para empenhar na prevenção de roubos e assaltos. Queremos garantir a tranquilidade do público, mas não vamos nos descuidar da segurança da população. Esse evento tem reflexos que atingem a sociedade e eles não podem ficar prejudicados”, adiantou Tenente Coronel Marcelo.

 



Para este ano, a Polícia Militar solicitou ao Sindicato Rural que a arena do Parque de Exposições fosse nivelada para facilitar a identificação de qualquer situação que traga risco durante a festa. A Polícia Militar utilizará um posto de observação elevado, que é um caminhão, que permite o monitoramento  completo e efetivo dos militares durante festa. Todas as normas de segurança serão formuladas e repassadas aos organizadores do evento, sob pena de multa em caso de descumprimento. Na próxima semana, uma nova reunião será realizada para traçar novas estratégias e definir o efetivo que será empenhado durante a Divinaexpô.
Representantes da Acasp participaram de todas as reuniões mensais, durante todo o ano, para encontrar as soluções de segurança necessárias para a realização da festa.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.