sexta-feira, 3 de Junho de 2016 16:25h Atualizado em 3 de Junho de 2016 às 16:27h. Prefeitura de Divinópolis

Orientações sobre desperdício de medicamentos

Acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Federal de São João del-Rei, realizarão do dia 2 a 8 de junho ações nas farmácias básicas de algumas unidades de saúde em Divinópolis

A iniciativa é o produto final do estágio em Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS e envolverá estudantes de vários períodos, que serão divididos em grupos.

Os acadêmicos desenvolverão uma campanha de conscientização sobre o uso racional de medicamentos, com foco no não desperdício. Além de orientar a população de um modo em geral, esta iniciativa que será realizada nas farmácias municipais das unidades de saúde quer abordar, principalmente, aquele usuário que faz uso contínuo de medicamentos.

“Muitos pacientes devolvem grandes quantidades de medicamentos nas farmácias ou mesmo retiram medicamentos que não irão utilizar. Esse ato gera desperdício e desabastece o sistema, uma vez que o medicamento que é desperdiçado poderia ser utilizado por outra pessoa”, argumenta Ana Carolina de Oliveira Gonçalves – farmacêutica da Semusa.

 

Ainda de acordo com a Ana Carolina, em todo final de estágio os acadêmicos devem apresentar uma atividade. “Normalmente tentamos direcionar essas atividades as necessidades do serviço público de saúde, para que sejam aplicadas à realidade”, completa a farmacêutica.

 

 

 

Unidades

A ação que tem início na próxima quinta-feira será realizada em quatro unidades, são elas:

Farmácia do Niterói - Dia 02/06

Farmácia do São José - Dia 02/06

Farmácia do N.S. das Graças - Dia 06/06

Farmácia do Ermida - 03/06 e 08/06

Farmácia Central - 03/06 e 08/06

 

A campanha de conscientização acontecerá durante o horário de atendimento das farmácias. Os usuários serão abordados e receberão panfletos informativos e orientações individuais. Foram confeccionados também cartazes que serão afixados nas unidades.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.