terça-feira, 29 de Setembro de 2015 12:45h Atualizado em 29 de Setembro de 2015 às 12:47h.

Outubro marca encerramento das Festividades de Reinado

Três festas encerram o calendário de festividades do reinado em Divinópolis. Segundo a programação oficial, em 5 de outubro tem a Festa de São Benedito no bairro Vila Romana

Já a Festa de Reinado será nos dias 9, 14 e 11 no bairro Interlagos e 23, 24 e 25 na Praça do Mercado, que é o último evento a ser realizado em 2015.

Neste ano, o calendário oficial apresentou 27 festejos todos com apoio da Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), que oferece transporte, palco e divulgação.


A programação das Festas de Reinado em Divinópolis começou em maio com a Missa Conga e o Café de São Benedito. Os 27 eventos reúnem em média, aproximadamente, 40 mil pessoas em 21 bairros e comunidades rurais.

Patrimônio imaterial

Com o registro como bem imaterial, o historiador Faber Clayton Barbosa acredita que o Reinado está historicamente enriquecido. “É muito grande vantagem para a história. O município passa a dar mais valor à tradição histórica, do ponto de vista do Estado e do Brasil. Divinópolis ganha espaço por valorizar o tipo de manifestação”, disse.

O presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Interlagos, Manoel da Costa, disse que o registro é reconhecimento aos reinadeiros. “Nos últimos anos, o Reinado ganhou força após tempos de esquecimento. É importante, porque a tradição foi reconhecida pelo poder público”, afirmou Costa, que está há 48 na irmandade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.