terça-feira, 1 de Outubro de 2013 07:59h Atualizado em 1 de Outubro de 2013 às 08:04h. Bianca Damas

Outubro Rosa

Campanha alerta mulheres para prevenção do câncer de mama

Hoje ocorrerá a abertura do Outubro Rosa em Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em Divinópolis, as atividades serão realizadas durante todo mês por Unidades e Postos de Saúde. O objetivo da campanha é a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da prevenção.
Neste sábado, ocorrerá a integração no bairro, na Praça Candidés, no bairro Niterói, das 8h às 12h30. A ação será realizada por uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, ACCCOM, Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi-Uemg) e Superintendência Regional de Saúde. Na ação, diversas atividades serão oferecidas, como pedidos de exames de mamografia para as mulheres que estejam há mais de um ano sem fazê-lo.
“A parceria com outros órgãos é indispensável, pois é importante lembrar às mulheres que elas precisam fazer o exame e que o façam para que se possa diminuir a quantidade de pessoas com câncer de mama no município”, enfatiza Rita Malaquias, do apoio técnico a saúde da mulher da Semusa.
  Ainda, o Curso de Enfermagem da Funedi-Uemg disponibilizará o projeto “Mãos Amigas”, no qual as mulheres são orientadas sobre como realizar o auto exame, por meio de mamas artificiais. Conforma a coordenara de estágio do Curso, Karla Quadros, a mulher não deve esperar a próxima consulta médica e sim, se avaliar mensalmente.  “A mulher deve analisar a mama 7 a 10 dias após o ciclo menstrual. Se ela notar alguma alteração, é importante que marque uma consulta com especialista”, explica.
Durante o mês de outubro, palestras serão ministradas e ações ocorrerão nos Centros de Saúde, além de decorações na cor rosa em diversos estabelecimentos da cidade. Para finalizar as ações haverá uma caminhada de conscientização.
O movimento Outubro Rosa é conhecido internacionalmente e estimula a participação das entidades e população para mobilização. No Estado, a campanha ocorrerá nas cidades de Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Valadares e Belo Horizonte.
Minas Gerais
Dentro das propostas para o Outubro Rosa, dez mamógrafos móveis, caminhões equipados para realizar o exame, percorrerão cidades distantes de grandes centros de Minas Gerais. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, a meta é realizar 120 mil exames e a ação, que já esteve em cem cidades, contribuiu para que Minas alcançasse o segundo lugar no país em número de mamografias, com 586.649 exames realizados em 2012.
Com o intuito de diagnosticar mais precocemente a doença e aumentar as possibilidades de cura, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais incluirá a partir de 40 anos a possibilidade de realizar o exame. Dessa forma, segunda a SES, haverá um aumento de 30% na meta estadual de mamografias para 2014, atendendo aproximadamente 750.000 mil mulheres, mais que dobrando o número atual de exames realizados em 2010. Esta iniciativa integra o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama.
Requerimento de exame
As mulheres que querem ter acesso à requisição para o exame de mamografia não precisam se consultar com o médico mais. O requerimento pode ser providenciado nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros Viva Vida de referência ou baixado no site da SES (http://www.saude.mg.gov.br/) ou na página do facebook Saúde MG (www.facebook.com/saudemg). Os laudos são enviados para a Unidade Básica de Saúde de referência indicada na requisição. As pacientes que necessitarem de tratamento são encaminhados para os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons). As mulheres mineiras também contam com o serviço Lig Minas (155) que por meio de um Call Center com atendimento humanizado busca esclarecer dúvidas e acompanhar o tratamento das pacientes.
Chamada: Campanha Outubro Rosa desenvolve diversas atividades neste mês.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.