quinta-feira, 1 de Outubro de 2015 10:50h Atualizado em 1 de Outubro de 2015 às 10:51h. Pollyanna Martins

Outubro Rosa começa hoje

A ACCCOM e a Secretaria Municipal de Saúde vão intensificar as ações para conscientizar as mulheres sobre a luta contra o câncer de mama

O movimento popular Outubro Rosa começa hoje em todo Brasil. O mês, que é conhecido internacionalmente, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em Divinópolis, a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (ACCCOM) vai intensificar as ações, assim como a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Segundo a coordenadora de prevenção e rastreamento da ACCCOM, Sara Lemos, uma ação será realizada neste sábado, a partir das 9h, na Praça do Santuário, marcando o início do movimento na cidade. “Nós vamos falar para várias frentes. Várias palestras em empresas já estão marcadas. A gente abre o Outubro no sábado, com uma ação de orientação e de chamada, porque a gente vai focar também na caminhada do dia 24 de outubro”, informa.
A ACCCOM vai contar com o apoio da Semusa, através de ações que serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde. Sara convoca, também, as mulheres para a caminhada do dia 24 de outubro. A marcha sairá às 09h30 da Praça do Santuário, seguirá para a Avenida 21 de Abril, depois para a Rua Pernambuco, em seguida para a Avenida Antônio Olímpio de Morais, até a Praça do Mercado e será finalizada na Praça da Catedral. “A gente vai finalizar a caminhada com um show com o Grupo Elas. A campanha é um momento de solidariedade mesmo. O Outubro Rosa é especificamente sobre a luta contra o câncer de mama, mas a gente trabalha a mulher como um todo. Todas as mulheres estão convidadas a participarem do Outubro Rosa, vamos para a Praça, vamos falar, vamos mostrar que nós precisamos de mais políticas públicas para as mulheres, caminhos mais rápidos”, enfatiza.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. “O câncer de mama tem vários fatores que não são modificáveis, como por exemplo, o hormônios, então onde a gente faz a prevenção do câncer de mama, são nos que modificam. Que é a alimentação, o exercício físico, uma boa nutrição, controle do peso. Já foi mostrado em pesquisas, que isso tudo reunido que protege a mulher em 28%”, detalha.

 

EXAMES DE ROTINA
A coordenadora reforça que as mulheres devem fazer seus exames de rotina a partir dos 40 anos, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, porém aconselha que elas devem ficar atentas a qualquer modificação nas mamas. “Nós também temos muitos casos de câncer em mulheres abaixo dos 40, que não têm histórico familiar. Nós tivemos de 2012 a junho de 2014, 210 casos de câncer de mama e a maioria foi de mulheres abaixo de 40 anos. Tem cidade que não faz mamografia para mulher abaixo de 40 anos de jeito nenhum, então o que a mulher pode fazer é juntar um dinheiro todo mês, e, no seu aniversário lhe dê de presente os seus exames, porque a gente não pode ficar à mercê do sistema. Hoje, nós vemos mulheres de 20 anos com câncer de mama”, aconselha.

 

AUTOEXAME
O INCA recomenda que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional. A coordenadora ressalta que o autoexame é importante para a detecção precoce do câncer de mama. “Muitas mulheres que estão fazendo tratamento do câncer de mama foram elas mesmas que detectaram o nódulo, ou um diferencial em sua mama, que ela não viu no mês passado e foi procurar o caminho. A apalpação não é um diagnóstico, mas é um diferencial para você conhecer o seu corpo. As mulheres que menstruam, depois do sexto dia, a mama já chegou ao lugar, então vai ao espelho e olha se a simetria está certa, apalpe abaixo dos braços e faça o autoexame, ela vai conhecer o corpo dela”, orienta.
SEMUSA
Em nota, a Semusa informou que serão organizadas e intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. A partir desta quinta feira (1), a fachada do prédio da Semusa terá uma iluminação que a deixará rosa, durante todo o mês.  A recepção da secretaria será decorada com o tema do Outubro Rosa, para estimular a conscientização de quem vai à Secretaria de Saúde ou trabalha lá. Estão sendo previstas, entre outras coisas, a realização de exames, de palestras e distribuição de material educativo.

 

Créditos: Reprodução

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.