quinta-feira, 23 de Julho de 2015 13:32h

Parceria entre Prefeitura e “Prato da Casa” incentiva agricultura familiar

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acompanhado da esposa Janaína Marra, participou da 11ª edição do “Prato da Casa”

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acompanhado da esposa Janaína Marra, participou da 11ª edição do “Prato da Casa”, um dos maiores eventos gastronômicos do interior de Minas Gerais. A edição deste ano tem 14 bares e restaurantes da cidade que participam com receitas exclusivas para disputar a preferência do público. O evento tem apoio da Prefeitura de Divinópolis com iniciativa da agricultura familiar.

 

Há 11 anos o “Festival de Gastronomia Prato da Casa” consolida-se em Minas Gerais. O festival acontece de 8 de julho a 8 de agosto, e, nesta edição, os estabelecimentos participantes criam uma receita baseada na cultura alimentar familiar usando um produto orgânico. Durante o festival, cada estabelecimento participante terá uma feira de produtos familiares à porta de seu empreendimento.

 

Para o prefeito de Divinópolis, o evento profissionaliza os estabelecimentos comerciais e ainda incentiva a agricultura familiar. “O ‘Prato da Casa’ é um sucesso. É um evento gastronômico de lazer que profissionaliza as cozinhas, além de se transformar em evento cultural para promover os músicos. Também no evento promovemos a agricultura familiar com a Aprafad. Pelo menos um produto que compõe o ‘Prato da Casa’ é da agricultura familiar. Quem ganha com isso é a agricultura familiar”, comentou o prefeito.

 

Para um dos organizadores do “Prato da Casa”, Gustavo Bicalho, com apoio da prefeitura, o evento fica fortalecido.   “Todos os bares estão lotados neste ano, e a parceira com a agricultura familiar fortalece a criatividade dos bares. Alguns pratos levam gengibre, jiló e outros alimentos e são espetacularmente criativos”, afirmou o coordenador.

 

Na opinião do presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Abrafad), Nivaldo Lopes, o evento serve para divulgar os produtos do campo. “É uma excelente oportunidade de apresentar nosso trabalho, divulgar a agricultura familiar e ainda comercializar nossos produtos”, destacou Nivaldo Lopes.

 

Entre as autoridades que também acompanharam o prefeito no evento, estão o secretário de Cultura, Bernardo Rodrigues, e o secretário de Agronegócios, Paulo Marius.

 

Os bares participantes deste ano são: “Peixe Dourado”, que foi o campeão da edição de 2014; “Show Bar”; “Bikus”; “Churrasquinho do Raimundo”; “Barroco Mineiro”; “Tonho do Beijo”; “Rota 635”; “Inove”; “Made in Brazil”; “Recanto do Peixe”; “Black Out”; “Divino Espeto”; “Bar do Jacó” e “Bar do Gelu”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.