quinta-feira, 9 de Julho de 2015 12:06h Atualizado em 9 de Julho de 2015 às 12:08h. Mariana Gonçalves

Paróquia São José do Operário promove festival beneficente

O Festival do Fusca promovido pelos membros da Paróquia São José do Operário irá contemplar os ganhadores da rifa beneficente com o sorteio de seis automóveis modelo Fusca

As cartelas para concorrer ao sorteio dos veículos estão sendo comercializadas na secretaria da Paróquia, localizada no bairro São José, em horário comercial, e ainda na Livraria João Paulo II – Rua Goiás, 1125, Centro.

O primeiro prêmio será o Fusca ano 1972 na cor vermelha. Segundo Fusca ano 1975 na cor bege, terceiro Fusca ano 1976 na cor azul e quarto Fusca ano 1982 na cor branca. Já o quinto Fusca será do ano 1970 na cor bege e o ganhador do sexto Fusca levará para casa uma grande surpresa. A entrega dos prêmios será realizada no dia 9 de outubro, na sede do Divinópolis Clube. Na ocasião, haverá a apresentação musical do Lex Luthor.

 

 

CONSTRUÇÃO

A Paróquia de São José Operário foi criada no dia 1º de maio de 1975 – até então toda a comunidade pertencia a Paróquia de Nossa Senhora da Guia. Porém, em 1949, antes de existir o bairro São José, antes mesmo da construção da Igreja de São José Operário a catequese já era realizada sob as árvores. Os freis franciscanos da Paróquia de Santo Antônio foram os primeiros padres da Paróquia. A construção da Igreja matriz de São José Operário foi iniciada em 1956. Em 1963, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia foi trazido em solene procissão pelo bispo e padre Evaristo, da Catedral para a Igreja de São José Operário.

São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que  ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente o Patrono Universal da Igreja. O autor desta declaração foi o Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIII, num de seus grandes documentos, exaltou as virtudes de São José.

O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como “trabalhador”, Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de "São José Operário". Esta ocorre no dia 1° de maio. São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã, ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos Santos. Algumas vezes, ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro. São José é, sem dúvida, uma dos Santos mais importantes da Igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades.


Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.