segunda-feira, 21 de Setembro de 2015 09:35h

Parque da Ilha recebe projeto de arborização no Dia da Árvore

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, comemorou nesta segunda-feira (21/09), o Dia da Árvore iniciando uma proposta para plantio de 400 mudas no Parque da Ilha

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, participou dos plantios, ao lado de estudantes da rede municipal e estadual.

 

A Secretaria de Meio Ambiente organizou o evento em parceira com a Educação, Esporte e Operações Urbanas. Além de plantios, também foi realizado passeios com trilhas, palestras e brincadeiras com a presença dos estudantes das Escolas municipais Darcy Ribeiro e Otavio Olímpio de Oliveira.

 

O prefeito de Divinópolis confirmou que o envolvimento das secretarias é de extrema necessidade para conscientização dos jovens.

“Temos que comemorar neste Dia da Árvore. Todos os dias da semana teremos uma atividade e é muita simbólica essa ação aqui no Parque da Ilha. A questão ambiental hoje é desafiadora para a sobrevivência humana e estamos fazendo um trabalho de formiguinha para uma cidade melhor para todos”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Willian de Araújo, confirmou que será realizado um trabalho de arborização no Parque da Ilha. 

“Estamos iniciando um projeto de arborização culminando com o Dia da Árvore. É um trabalho de recuperação dessa área e a nossa intenção e fechar em bosque completo. Também estamos desenvolvendo a educação ambiental mostrando as crianças sobre o plantio, além disso, explicamos que não deve ser feito em relação a queimadas e retirada de vegetação”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Willian Araújo.

 

A secretaria Municipal de Educação, Rosemary Lasmar, destacou também o trabalho de jardinagem realizado no Parque da Ilha.

“Contamos com as escolas participantes para nos ajudar no plantio. Também estamos empenhados na parte de jardinagem do Parque da Ilha com cultivo de várias flores. Nosso grande desafio é desenvolver essas flores e criar futuramente um borboletário”, destacou.

Programação

Na programação da Semana da Árvore as atividades continuam à tarde.

Às 14h, na Câmara Municipal, acontecerá o lançamento do projeto ‘Por Uma Divinópolis Mais Verde’ durante encontro da Agenda 21. O evento, coordenado pela UFSJ, contará com palestras ministradas por técnicos da Prefeitura e do IEF.

Na terça-feira (22/09) será realizada uma Blitz Ambiental com distribuição de mudas às 8h30, na avenida Dolores Aguiar Rabelo, bairro Interlagos, próximo ao Tiro de Guerra. Nesta ação, a Secretaria de Meio Ambiente contará com participação da Gerdau, IEF, Polícia Ambiental e Settrans.

Na quarta-feira (23/09) às 8h acontecerá uma ação ecológica com crianças da educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Santo Antônio dos Campos. Com o apoio da Secretaria de Educação, serão realizadas brincadeiras e atividades lúdicas, além do plantio de diversas árvores.

Quinta-feira (24/09) será apresentado o projeto ‘Adote Uma Árvore’: sistema eletrônico de solicitação de mudas de árvores através do site da Prefeitura Municipal. Neste dia também será apresentado o tombamento de árvores em vias públicas, o que as tornará imunes ao corte. Estas ações estão sendo organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente em parceira com a Governança Eletrônica e Procuradoria Jurídica.

Encerrando a Semana da Árvore, na sexta-feira (25/09), acontece o lançamento do projeto de arborização urbana, com plantio de mudas em canteiros nas vias públicas. A ação terá início na rua Limeira no bairro Jardinópolis às 9h.

O evento realizado tem apoio da Gerdau, Policia de Meio Ambiente, Instituo Estadual de Florestal (IEF), Alô Caçamba e Wantu Kaçamba.

 

Créditos: Pablo Santos

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.