terça-feira, 14 de Maio de 2013 07:47h Atualizado em 14 de Maio de 2013 às 07:51h. Mariana Gonçalves

Parque Linear

Prefeitura inicia cercamento da área ambiental no Danilo Passos I

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu inicio as obras de cercamento do parque linear no bairro Danilo Passos I, o projeto estava parado desde 2012, porém essa semana começou a sair do papel. O Parque Linear Municipal Danilo Passos I está situado à avenida Antônio Neto e apresenta entorno com os bairros Danilo Passos II, Pe. Libério, Bom Pastor, Manoel Valinhas e Vila Romana.

O prefeito Vladimir Azevedo, esteve na manhã de ontem em uma visita técnica ao local onde estão sendo realizados os primeiros trabalhos do parque linear. O município está investindo no projeto cerca de R$ 100 mil, por enquanto a verba é oriunda apenas do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

O parque linear envolve a atuação da prefeitura e de todas as comunidades dos bairros vizinhos ao Danilo Passos. “O plano de manejo a unidade de conservação e o grupo gestor será feito de forma colegiada então será a prefeitura juntamente com Universidades, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e associação de moradores. Vamos nomear uma comissão gestora com esses parceiros e por meio desse órgão serão definidas datas e forma de utilização do parque”, explica Azevedo.

Segundo informações da secretaria de meio ambiente em uma primeira etapa as obras serão de cercamento e limpeza da área, ao todo serão cerca de 25 mil metros de área verde restaurada.

Para o prefeito o parque significa um ganho não só para as comunidades entorno do local, e sim para toda a população da cidade, além de servir também como um novo cartão postal de Divinópolis. “É um espaço muito bonito é um local que tenho certeza que agregará para a cidade, que daquela região tem como sair paisagens maravilhosas”, conclui Vladimir.

Também visitou o local o secretário de Meio Ambiente e Políticas Urbanas, Willian de Araújo. “Essa área verde é composta por 135 mil metros e vamos poder entregar esse espaço totalmente recuperado para a população. A unidade municipal urbana de uso sustentável foi criada para preservar e recuperar a vegetação ciliar, preservar a biodiversidade, a estabilidade geológica, a fauna e a flora além de promover a integração da comunidade do entorno”, afirma.

LASER UNIDO A PRESERVAÇÃO

O projeto do Parque Linear consiste em utilizar a área de preservação ambiental que contorna o bairro Danilo Passos, para a criação de um parque ecológico, onde será construído principalmente um espaço para a população ficar ainda mais próxima da natureza.

O projeto prevê a construção de uma área liberada para uso da população que irá conter um playground para as crianças, pista de caminhada e um espaço onde a corredeira do Rio Itapecerica ficará em evidência.

Em entrevista anterior a Gazeta a Secretaria de Meio Ambiente informou que as obras contam com vários parceiros do município dentre eles o projeto “Nova Margem” que atua na recuperação das nascentes, e áreas de preservação ambiental.

A empresa vencedora da licitação para iniciar as obras foi a Trans-Alves, que de acordo com a publicação no Diário Oficial da União apresentou a proposta de R$85 mil para a prestação do serviço.
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, existem projetos ainda para este ano que envolvem a Mata do Noé, e a mata do Sidil.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.