quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 10:44h Atualizado em 30 de Setembro de 2015 às 10:46h. Thais Fernandes

Pastoral da Criança recebe a visita da Coordenadora Nacional

A coordenadora veio para comemorar, neste último final de semana, o aniversário de 20 de evangelização da Pastoral da Criança, na diocese de Divinópolis

A celebração foi realizada na Diocese de Divinópolis e contou com a presença da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a Irmã Vera Lúcia Altoé, que atualmente reside em Curitiba. No sábado pela manhã, a Coordenadora Nacional, juntamente com a Coordenadora Diocesana, Cheila Santos, estiveram no município de São Sebastião do Oeste, onde ocorreu a Celebração da Vida. À tarde, elas permaneceram com o Padre Cléver e os demais líderes da Pastoral da cidade.
Durante o domingo, ocorreu no Centro Diocesano da Pastoral, uma reunião com alguns padres, onde tiveram a oportunidade para traçar metas para a Pastoral. A partir das 14h, no Santuário do Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói, aconteceu o grande evento celebrativo, com a presença de agentes da Pastoral e de toda a diocese, contando com a presença de aproximadamente 300 agentes. O evento foi finalizado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo Sergio, e celebrada pelos padres Davi e Rosimar.
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal, para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Baseia sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que vivem ali e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.
A Irmã Vera Lúcia explicou um pouco mais sobre a pastoral: “Na realidade, a Pastoral da Criança é a ação profética de Deus no meio do mundo, onde lideres, voluntários doam um pedacinho do seu tempo para fazer outras crianças e outras pessoas felizes. É muito simples, a Pastoral da Criança é uma visita às famílias cada mês, a celebração da vida, e a reunião para avaliar todo esse desenvolvimento das crianças desde o ventre materno até os seis anos de idade”.
A Pastoral da Criança da Diocese de Divinópolis, após 20 anos, possui um padre Assessor Eclesiástico, o Padre Davi Teixeira, que foi nomeado por Dom José Carlos. Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Padre Davi esteve em Curitiba, se reunindo com a Coordenação Nacional para se capacitar para essa nova missão. “Eu estive lá a partir do dia 21 até o dia 26, onde voltei pela manhã, estava fazendo o curso de capacitação para ser assessor da Pastoral da Criança da Diocese de Divinópolis. Formado pelo Nacional lá em Curitiba, a Irmã Vera Lúcia e os seus auxiliares, trabalhamos juntos sobre o que é a pastoral, qual o seu papel, para que serve no sentido de preservar a vida das crianças, acompanhar as mães, tudo gira em torno de um acompanhamento, com o objetivo de preservar a vida da mãe e da criança”, comenta o Padre Davi sobre sua capacitação.
Com a meta de dobrar o número de crianças assistidas pelos agentes da pastoral, atualmente são 2 mil crianças, a coordenadora Cheila Santos diz que o Padre Davi veio para dar ânimo a todos os agentes: “O trabalho da Pastoral da Criança hoje na Diocese está caminhando muito bem, andou meio parado, muito devagar, mas graças a Deus, com o apoio do Bispo e agora com o nosso padre assessor, que é o padre Davi, nossa Pastoral deu uma arrancada boa, estamos mais animados, os líderes estão mais animados, está caminhando bem, nós estamos com um trabalho muito bom junto às gestantes e junto às crianças. Hoje, nós estamos com 2 mil crianças assistidas, mas a nossa meta é mais, pois nós temos 23 mil crianças no município, então somente 7% está sendo acompanhado, nosso objetivo é alcançar mais crianças, para ver se a gente consegue pelo menos 40 ou 50% de crianças da Diocese”.
Por fim, a Coordenadora Nacional, Irmã Vera Lúcia, deixou um recado para os agentes da Pastoral da Criança de todo país e aos do município: “Só quero agradecer às pessoas que compartilham da Pastoral da Criança, eu creio que, nesses 32 anos, fizeram história conosco. E aqui, na Diocese de Divinópolis, está belíssima a festa que temos no dia de hoje, comemorando os 20 anos da Pastoral da Criança”.

 

Créditos: divulgação assessoria de comunicação da diocese

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.