quinta-feira, 20 de Outubro de 2011 09:36h Atualizado em 20 de Outubro de 2011 às 09:36h. Sarah Rodrigues

Pé na Faixa, pé no freio

Agentes da Settrans e palhaços ensinaram ontem durante todo o dia, nas ruas Getúlio Vargas e Primeiro de Junho, os pedestres a atravessarem a rua usando o sinal de braço.Colocando o braço para frente o pedestre sinaliza ao motorista que quer atravessar.

Durante todo o dia ontem (19) agentes da Settrans (Secretaria de Trânsito e Transportes) e palhaços mostraram aos pedestres como devem se portar ao atravessar a faixa. De forma bem humorada e lúdica, os palhaços esticavam o braço para frente nas avenidas Getúlio Vargas e Primeiro de Junho, mostrando aos motoristas que pedestre queriam atravessar.


Os instrutores mostravam aos pedestres como atravessar com segurança e acabavam também incentivando os motoristas a respeitarem a faixa. Principalmente a avenida Getúlio Vargas que  já foi alvo de acidentes, principalmente envolvendo idosos, no local a faixa de pedestre foi refeita e agora os motoristas precisam novamente respeitá-la.Não somente os motoristas, mas também os pedestres precisam aprender a utilizar a faixa, exclusiva para travessias, que inclusive foi pauta da Semana de Trânsito.


O slogan “Pé na faixa, pé no freio” foi muito divulgado, durante a Semana e tem sido usado por muitos motoristas. A pedestre Maria Aparecida da Silva atravessou a rua durante a ação e disse que se os motoristas respeitarem o sinal de braço será muito bom. “Sei que têm muitos pedestres que atravessam na frente dos carros e acham que sempre têm prioridade. Na verdade os carros devem zelar por eles, mas os motoristas precisam respeitar os sinais de braço, todos devem estar atentos”, avalia.


Consuelo dos Santos Toledo, educadora de trânsito conta que a intenção é mostrar aos pedestres como devem atravessar a rua corretamente. “Esta ação, é uma ação educativa, voltada para o pedestre, em mostrar ao pedestre para sua segurança como atravessar na faixa”.


Sobre o fato do pedestre acenar com o braço que quer atravessar, a educadora acredita que os motoristas começarão mais a parar na faixa, incentiva o pedestre a utilizá-la. “Através dos palhaços, de uma forma lúdica, a gente aborda as pessoas para atravessar na faixa e orienta que façam o sinal com o braço para a segurança delas também”, frisa.


Como os pedestres em Divinópolis ainda estão aprendendo a utilizar a faixa, corretamente a ideia da Settrans é fazer várias ações como essa para incentivar a travessia na faixa.“Por isso essa ação da Settrans, para orientar os pedestres principalmente nessa travessia pela faixa de pedestre”.
As ações serão realizadas nas ruas mais movimentadas da cidade, para que mais pedestres possam entender a iniciativa. “Até dezembro nós iremos realizar várias ações, principalmente nas ruas de mais movimento, a Getúlio Vargas foi escolhida por ser um ponto em que atravessam muitos idosos e tem um maior fluxo de pessoas por causa do ponto do ônibus e por ser uma rua de comércio”.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.