terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015 08:57h Lorena Silva

Período de chuvas evidencia bueiros entupidos de Divinópolis

No Centro, além de terem lixo acumulado, algumas peças estão quebradas

Quando começa o período de chuvas um problema fica ainda mais evidente em Divinópolis: os bueiros entupidos. Em diferentes pontos da cidade é só chover para que as ruas e calçadas fiquem totalmente alagadas, impedindo inclusive que os veículos transitem com tranquilidade. O lixo acumulado em grande quantidade nas peças que cobrem os bueiros é um dos principais motivos para que a água não consiga escoar com facilidade.
É o caso da Rua Bom Sucesso, no bairro Nações. Grande parte dos bueiros de lá estão sujos – com lixo que a própria população joga nas ruas ou com entulho de construção. Quando há chuvas fortes, a água não consegue ser escoada totalmente, tomando boa parte da rua e chegando quase a inundar algumas casas e comércios.
Na Rua Goiás, além do acúmulo de lixo, há também o problema com algumas peças quebradas. Próximo à Avenida Antônio Olímpio de Morais e também na esquina com a Rua Mato Grosso, os bueiros quebrados representam um constante perigo para os pedestres, que a qualquer momento podem se acidentar tropeçando em alguma peça solta ou até mesmo caindo dentro do bueiro.

 

 

ACIDENTES
No final de julho do ano passado, a má conservação dos bueiros em Divinópolis resultou em dois acidentes. Uma das vítimas foi o aposentado José Enilton Roberto, que tinha acabado de sair do Hospital Santa Lúcia. O aposentado foi fazer exames na perna e, ao sair do local, caiu em um bueiro da Rua Antônio Olímpio de Morais, no bairro Santa Clara, machucando a mesma perna examinada.
O aposentado, que teve um corte em um dos dedos do pé, teve ajuda de pessoas que passavam próximo ao local e que acionaram o Corpo de Bombeiros. “Os Bombeiros chegaram e tiveram que quebrar uma parte do bueiro para tirar a minha perna e fizeram um curativo no corte. Se fosse uma mulher com criança no colo a criança machucaria toda. Ainda teve o perigo de vir um carro e piorar a situação, porque eu caí e não dei conta mais de mexer”, contou na época.

 

MANUTENÇÃO
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) possui uma equipe de oito pessoas que realiza a manutenção dos bueiros periodicamente. Sobre a limpeza das peças na Rua Bom Sucesso, a Secretaria explicou que vai colocar os pontos no cronograma de manutenção. Já com relação aos bueiros quebrados da Rua Goiás, a Semop esclareceu que as peças já foram compradas e serão trocadas nos próximos dias.

 


Crédito: Lorena Silva

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.