terça-feira, 7 de Abril de 2015 10:15h

Pitágoras inaugura Serviço-Escola de Psicologia

Serviço atende, principalmente, famílias carentes ou de baixa renda em diferentes campos da Psicologia

A Faculdade Pitágoras, com o intuito de garantir atendimentos em Psicologia, sobretudo, para famílias carentes de Divinópolis e região, está de portas abertas com as atividades do Serviço-Escola do curso de Psicologia. Esta grande novidade é de importância ímpar para a cidade e para a instituição de ensino, uma vez que ela compreende uma multiplicidade de serviços qualificados na área da Psicologia ofertados à comunidade, além de consistir em mais um espaço de formação dos acadêmicos. O Serviço-Escola do curso de Psicologia materializa campo para o exercício de atividades visando a formação dos discentes, ao mesmo tempo em que promove a prestação de serviços qualificados à comunidade. O Serviço-Escola conta com várias modalidades de atendimento, oferecendo à população de Divinópolis e região atendimentos psicológicos a idosos, adultos, crianças, adolescentes e casais, bem como a assistência institucional a empresas, escolas, dispositivos da saúde, jurídicos, etc. Partilhando o espaço com o NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) do curso de Direito, outras interfaces poderão ser estabelecidas, dada proximidade dos dois campos do saber, compondo uma parceria proveitosa e exclusiva no Centro-Oeste mineiro.

O Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Divinópolis existe desde 2011 e o Serviço-Escola inicia suas atividades atendendo a pessoas de todas as etapas do ciclo vital. Os convênios da Faculdade Pitágoras com diversas instituições de Divinópolis e região, fazem do Serviço-Escola ponte para a atenção junto às escolas e creches do município, realizando ações como avaliação do desenvolvimento e da relação mãe-bebê, psicodiagnóstico e ludoterapia. Entre as ações da clínica, no médio prazo, podemos citar o grupo de orientação aos pais, o núcleo de atendimento à pessoa em situação de violência, atendimento à distúrbios alimentares, além dos atendimentos psicoterapêuticos à crianças, adolescentes e adultos.


Atendimentos permanentes
O Serviço-Escola do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras funciona sob supervisão do prof. Anderson Mattos, e coordenação do Prof. Eustáquio Júnior. Com o objetivo de prestar serviços à comunidade, oferece trabalhos clínicos (diagnóstico, orientação, psicoterapias de diversas orientações teóricas) às pessoas de todas as idades. É sua missão responder às demandas da população e instituições no que se refere ao atendimento das queixas psicológicas. Por se tratar de um serviço-escola também tem como atribuição essencial dar suporte à integração entre formação acadêmica, prestação de serviços e pesquisas, promover pesquisas e incentivar a transmissão e troca de referências clinico-institucionais, fortalecer parcerias e contribuir para a produção de conhecimento. O projeto, segundo a direção da Instituição, é de que, com os anos, a clínica procure atualizar as propostas de trabalho desenvolvidas, investindo em novas abordagens e na introdução de novos padrões de atendimento, acompanhando o movimento da comunidade científica e as demandas da sociedade. Sua intenção é sempre inovar em abordagens que atendam a população em suas necessidades, bem como se propõe a cuidar da formação dos novos psicólogos seguindo os padrões contemporâneos, sempre alinhada ao compromisso com a sociedade.
Para o diretor da Faculdade Pitágoras, prof. Francisco Resende, esta representa uma importante conquista para professores e alunos do curso de Psicologia, mas também para toda a comunidade. “O atendimento psicológico realizado por alunos dos cursos de Psicologia, sob a supervisão de membros da equipe de docentes e profissionais da Instituição, oferecido gratuitamente à toda a população, representa um enorme avanço na resolução de problemas diversos de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Os atendimentos obedecem à ordem de inscrição, estando sujeito à espera em função da disponibilidade dos alunos, mas esperamos conseguir atender à demanda de nossa comunidade”. 
A clínica funciona na rua Pernambuco, 488, segundo andar. Na segunda-feira, os atendimentos acontecem de 12h às 18h. De terça a sexta, de 8h às 18h. Aos sábados, os atendimentos acontecem de 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (37) 3216-1954.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.