sábado, 20 de Outubro de 2012 09:13h Erik Ulysses

Polícia Militar de Meio Ambiente ganha nova viatura

Na manhã de ontem a Polícia Militar do Meio Ambiente de Divinópolis ganhou uma nova aliada no combate aos crimes ambientais. Trata-se de uma Nova viatura com especificidades próprias para as atividades realizadas pela polícia ambiental. A entrega da viatura aconteceu na sede do 4º Pelotão Especial de Meio Ambiente e contou com a presença de diversas autoridades como o comandante da 7ª RPM, coronel Eduardo Campos, o comandante do 23º BPM, tenente coronel Júlio Teodoro, o comandante da 7ª Companhia Independente do Meio Ambiente e Trânsito, major Rodrigo Teixeira Coimbra, o comandante do 4º Pelotão Especial de Meio Ambiente, capitão Rodrigo César Silva, o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Alessandro Garcia Silva e o presidente da Associação Regional de Proteção ao Meio Ambiente (Arpa-2), Rafael Baia Capanema.

 


O comandante da 7ª RPM, coronel Eduardo Campos, contou que a viatura é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar, o Ministério Público e a Arpa-2, e ressaltou a importância dessa parceria no combate aos crimes ambientais. “É uma parceria que foi feita entre a Polícia Militar de Minas Gerais e o Ministério Público com o apoio da Arpa. Então essa viatura vai estar trabalhando aqui na região de Divinópolis, principalmente, dando toda a cobertura na área do meio ambiente. A gente destaca aqui essa questão dela ter sido adquirida através de uma parceria com o Ministério Público. Isso reforça ainda mais nossos laços de trabalho conjunto com a entidade, o Ministério Público, que tem feito um excelente trabalho aqui na nossa região na questão do Meio Ambiente” afirmou o comandante Eduardo.

 


De acordo com o comandante da 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, major Rodrigo Teixeira, a viatura será importante para a companhia, uma vez que ela potencializará a ação de presença dos militares na prevenção e fiscalização de danos ambientais na região. Ele disse ainda que os maiores problemas enfrentados na cidade pela Polícia Ambiental decorrem da produção industrial. “A região de Divinópolis o maior problema é a produção industrial. É um pólo siderúrgico bastante grande, um dos maiores do estado. Então nós temos problemas variados, desde a questão de pesca, problema de poluição industrial, questão do carvão vegetal utilizado nas siderúrgicas e até problemas mesmo dentro da cidade como poluição sonora também” disse.

 


O comandante do 4º Pelotão Especial de Meio Ambiente, Rodrigo César Silva, disse que pó novo veículo além de melhorar o trabalho dos militares servirá como uma motivação a mais para eles. “O recebimento dela vai facilitar o desempenho das nossas atividades, sejam elas preventivas ou repressivas a diversos crimes ambientais e propiciar aí melhores condições de trabalho para os nossos militares. Com o recebimento dessa viatura, trabalhando em uma viatura mais adequada para a atividade de meio ambiente, com certeza eles estarão mais motivados” garantiu ele.
O capitão Rodrigo César explicou ainda como a viatura irá auxiliar a Polícia. “Ela é uma viatura específica para estarmos transitando nessas estradas rurais, principalmente em períodos chuvosos. Ela é uma viatura tracionada, ela tem tração 4X4. Tem uma carroceria ampla, nos possibilita estar rebocando esses barcos durante os patrulhamentos aquáticos. É uma viatura diferente, típica para o policiamento de meio ambiente” concluiu.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.