quarta-feira, 17 de Outubro de 2012 10:53h Erik Ulysses

Polícia Militar realiza palestra sobre proteção de crimes cibernéticos

Pensando no combate ao crime cibernético a Polícia Militar promoveu na manhã de ontem uma palestra com o objetivo levar conhecimento sobre o assunto para os militares. A palestra que teve o tema "Navegar com Segurança" foi ministrada pelo tenente coronel Paulo Leonardo Praxedes, e contou com cerca de 120 pessoas entre policiais militares e convidados.

 


O comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Júlio Teodoro dos Santos, contou que a palestra foi organizada pelo comando da 7ª RPM em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social (AFAS) e o 23º BPM. Segundo ele a palestra é importante por apontar caminhos a serem seguidos em um ambiente freqüentado por bilhões de pessoas no mundo inteiro como é a internet. “A palestra é importante, pois estamos aproveitando o conhecimento do nosso tenente coronel Praxedes que atua especificamente na área de combate a crimes cibernéticos, e que vem dando essa palestra em todo o estado de Minas Gerais. Hoje nós estamos com alguns convidados e policiais militares do 23º, recebendo esses conhecimentos, porque nós sabemos que cada vez mais pessoas utilizam a internet e nós não podemos pensar que quando nós sentamos na frente do computador e acessamos a internet estamos sozinhos. Na verdade nós estamos conectados com o mundo inteiro, mais de 2 bilhões de pessoas conectadas. Então a palestra dá esse caminho, de navegarmos com segurança para evitarmos quaisquer dissabores relacionados ao assunto” contou o comandante.

 


Para a soldado Nayara Romeiro, uma das presentes no palestra, o conhecimento repassada nesse tipo de evento é importante, pois auxilia os pais e principalmente as crianças quanto aos perigos que podem ocorrer na rede, além de ser importante para a Polícia Militar que também tem suas atenções voltadas para esse tipo de crime cada vez mais comum. “É muito importante para todos nós, não somente para os policias militares, mas também para os pais também estarem sabendo um pouco mais sobre os crimes cibernéticos, sobre as redes sociais das quais os seus filhos estão participando. Porque nós não sabemos o que pode estar ocorrendo atrás daquilo ali. Ainda mais para a Polícia Militar que está engajada, envolvida com patrulha escolar e visitas nas escolas estar abordando esse tipo de assunto que com certeza também é pautado” afirmou

 

O palestrante, tenente coronel Paulo Leonardo Praxades, disse que procurou focar no comportamento seguro durante a navegação na internet, abordando temas como medidas de auto-proteção e formas de usufruir a internet de forma positiva sem que ocorram danos para a pessoa que navega ou para terceiros. “Ela é bem focada nesse sentido, mostrar para as pessoas que o ambiente é um ambiente sem controle de conteúdo, é um ambiente onde você tem a liberdade de escolher, de fazer suas opções sobre o que você quer receber, que tipos de informações você quer receber. Enfim, é uma fala para dizer as pessoas: ‘Olha! Aproveite, usufrua, mas faça isso com segurança’” disse o tenente coronel Praxedes.

 


Ele ainda apontou algumas medidas que podem ser adotadas para evitar que os crimes cibernéticos ocorram. As principais são a não utilização de software pirata, a utilização de um bom antivírus e de preferência pago e a principal que é mudança de comportamento de quem utiliza a internet. Ele lembra esse é um meio com bastante compartilhamentos e pessoas mal intencionadas, dessa forma é preciso que as atenções sejam redobradas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.