sexta-feira, 25 de Abril de 2014 08:07h Atualizado em 25 de Abril de 2014 às 08:13h. Mariana Gonçalves

População poderá fazer parte da I Mostra Divino Postal

Já pensou em ter uma fotografia tirada por você exposta no museu histórico da cidade? Essa ideia pode se tornar realidade.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com o apoio da equipe do Museu Histórico de Divinópolis inicia hoje as inscrições para a I Mostra Divino Postal.
O coordenador do Museu histórico, Welber Skaull, conta que o objetivo é estimular a população a fotografar os pontos turísticos da cidade, ou então paisagens que possam ser transformadas em um cartão postal de Divinópolis.
As fotografias deverão ser entregues na sede do museu, que fica na Praça Dom Cristiano, nº 328, Centro, de terça a sexta-feira no período das 8h às 17h30. Cada participante pode se inscrever com no máximo quatro fotografias.

 

MATERIAL ORIGINAL
É importante que o participante tenha a data em que a foto foi tirada, além disso, a imagem deve estar revelada no tamanho 15x21cm e não pode conter nenhuma modificação digital. “A foto tem que ser original, não pode ser tratada ou adulterada, ela tem que mostrar a realidade do objeto fotografado. Por exemplo, uma foto da Catedral, os fios da rede elétrica não podem ser apagados no computador porque se não a imagem deixa de ser real. Os únicos efeitos que podem ter é a questão de luz, ou seja, a imagem pode ser mais clara ou escura”, acrescenta o diretor do museu.
De acordo com Skaull todas as imagens enviadas, se estiverem conforme o regulamento, serão exibidas na mostra que terá inicio em 25 de maio. Ao final da exposição os participantes receberão um certificado de participação. Além disso, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico irá selecionar algumas das imagens para serem os próximos cartões postais da Cidade do Divino.
Para Welber, esta é uma oportunidade de tornar público o registro de locais da cidade admirados pelos próprios moradores. “A exposição permite a qualquer pessoa, portando uma câmera fotográfica, a chance de apresentar sua maneira de olhar determinado ponto da cidade e, ainda, ter a possibilidade desta imagem se tornar um cartão postal”, avalia.

 

PARTE DA HISTÓRIA
O projeto, além de contribuir para a atualização do acervo fotográfico do município, é também uma oportunidade de fazer com que os divinopolitanos se sintam parte importante da historia da cidade.
Para o secretário de Cultura, Bernardo Rodrigues, este é um importante projeto para valorização da memória e identidade cultural da cidade. “A iniciativa reforça o sentimento de pertencimento à cidade, valoriza o município e seus patrimônios, além de promover a cidadania como consequência desse fortalecimento”, encerra.

 

Crédito da foto : Mariana Gonçalves

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.