terça-feira, 17 de Março de 2015 10:37h

Pós-Graduação em Enfermagem tem grande procura

Pitágoras inicia primeira turma da Especialização em Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma, ainda com poucas vagas em aberto

A Faculdade Pitágoras Divinópolis abriu oficialmente no último sábado sábado (14/03), mais uma especialização focada em uma demanda de mercado: o curso de especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma. O curdo tem objetivo de atender profissionais da enfermagem que atuam em unidades de cuidados intensivos, urgência e emergência. A aula inaugural do curso aconteceu no auditório verde da unidade, com uma palestra temática, abordando o papel do profissional de saúde no atendimento em unidades de cuidados intensivos, urgência e emergência.

Segundo o diretor da Faculdade Pitágoras, prof. Francisco Resende, o objetivo do curso é capacitar enfermeiros para atuarem com segurança e qualidade no gerenciamento de unidades de cuidados intensivos e na assistência de enfermagem a doentes críticos, por meio do desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem e da Prática Baseada em Evidências através de associação teórico-prática. Além disso, uma das propostas da especialização é fazer com que o aluno consiga apresentar os recursos humanos, físicos e materiais necessários para o funcionamento da unidade. “É a primeira turma do primeiro curso de Pós-Graduação em Enfermagem de nossa instituição, e contamos com corpo docente de ponta, atendendo a uma carência do mercado regional”, ressaltou. 

Curso é inédito na região

Novidade entre as instituições de ensino superior da região Centro-Oeste de Minas e uma opção para que os alunos não tenham que se deslocar à capital para buscar uma especialização semelhante, a pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma visa auxiliar os alunos na proposta de estruturar e gerenciar a unidade de terapia intensiva destinada ao atendimento de pacientes adultos com ênfase na gestão de recursos humanos e qualidade assistencial, além de planejar a assistência de enfermagem a vítimas de trauma e a doentes criticamente enfermos com comprometimentos diversos a luz da SAE, fundamentado em uma teoria de enfermagem e na prática baseada em evidências.

Segundo o coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras Divinópolis, Prof. Leonardo Rodrigues, o estudo de mercado realizado pela coordenação dos cursos foi extremamente importante para a abertura do curso. Além disso, o coordenador ressalta a capacidade dos professores envolvidos: “Nossa região passa por um momento de grande demanda pelos profissionais de saúde, em especial aqueles ligados aos setores de atendimento emergencial. Teremos em breve o início das atividades de unidades de saúde pública, além do SAMU, que vai exigir um grande número de especialistas em Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma. Estamos trabalhando na criação desse curso há mais de 2 anos e certamente o conteúdo visto em sala de aula será fundamental para os profissionais que vão zelar pela vida da população”, conclui.

Estrutura do curso

A coordenadora técnica do curso, professora Tatiane Cláudia ressalta que a unidade de terapia intensiva é o setor destinado ao cuidado de doentes graves. Este setor concentra recursos humanos qualificados e equipamentos eletrônicos de alta tecnologia, com diferentes finalidades, a saber, terapêutica, diagnóstica e monitorização. “Da mesma forma os setores de Urgência e Emergência necessita de equipamentos de ponta, o mais importante é que ele conte ainda com profissionais capacitados para atuarem com segurança e rapidez no suporte à vida. Esta especialização visa capacitar estes profissionais pois o conjunto, se torna responsável hoje, pelo aumento das taxas de sobrevida de doentes tidos como irrecuperáveis há alguns anos atrás. Desta forma, o profissional é requisitado e valorizado, justificando-se a presente especialização”, afirma.                                                                            

A Especialização em Terapia Intensiva, Urgência, Emergência e Trauma possui 360 horas e as aulas são ministradas quinzenalmente aos sábados, de 08h às 17h. A procura pelo curso é intensa e restam poucas vagas para o curso.  Além de salas amplas, estrutura multimídia e todo o conforto necessário, além de academia e laboratórios para aulas práticas, o curso promove atividades práticas e várias oportunidades de trabalho em Divinópolis e em cidades da região em função da rede de contatos formada pelos próprios alunos e professores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (37) 2101.4808 ou 8422.5561.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.