quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015 09:39h

Pós-Graduação em Fisiologia e Treinamento Desportivo conta com docente renomados nacionalmente

Novidade na região, curso conta com professores reconhecidos em nível nacional e já é o mais procurado por educadores físicos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde do Centro-oeste

Um bom curso de Pós-Graduação deve ser avaliado pela infraestrutura que a instituição oferece e principalmente, pela qualidade de seus docentes. Neste sentido, buscando aprimorar e oferecer excelência na qualidade na Especialização em Fisiologia e Treinamento Desportivo, a Faculdade Pitágoras de Divinópolis inicia o curso, neste sábado, com a Aula Inaugural, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Instituição (Auditório Verde). A entrada e participação nesta aula inaugural é gratuita. E uma das premissas do Núcleo de Pós-Graduação, através do coordenador-técnico Prof. Joselito Gonçalves e do coordenador do Núcleo de Pós-Graduação, Prof. Leonardo Rodrigues, é trabalhar com fisiologistas e profissionais do esporte de renome nacional dentro do corpo docente, garantindo a presença de Mestres e Doutores com trabalhos reconhecidos em todo o Brasil.  

Com este foco, dentro do corpo docente do curso, estão profissionais como o Prof. Reginaldo Gonçalves, doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG e professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Além dele, estão confirmados nomes importantes do cenário nacional, como o do Prof. Kelerson Mauro de Castro Pinto, Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais e atual professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); a Dra. Márcia Alves de Magalhães, mestre em Ciências do Esporte pela UFMG e doutora em Fisiologia e Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG; Marcos Daniel Motta Drummond, que é doutorando em Ciências do Esporte (UFMG), mestre em Ciências do Esporte (UFMG) e possui Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida; o Dr. André Everton de Freitas, professor da PUC-MG, doutor em Ciências da Saúde, área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG e especialista em Fisioterapia Esportiva pelo IEC - PUC Minas, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Obesidade e Lesões músculo-esqueléticas; entre vários outros. A grade completa de docentes pode ser conferida, pessoalmente, no Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras.

Estrutura do curso

A Especialização em Fisiologia e Treinamento Desportivo da Faculdade Pitágoras têm como público-alvo os profissionais que atuam em Educação Física, Fisioterapia e áreas afins que tenham interesse ou desempenhem atividades profissionais no ramo a que se destina o curso. O curso tem 360 horas de aulas teóricas e práticas e concede o título de especialista aos formados. Em tempos onde as pessoas dedicam boa parte de seu tempo a aparelhos tecnológicos, como computadores e celulares, a preocupação com o bem-estar e condições de saúde entram em pauta. Uma das grandes preocupações dos profissionais de saúde é com o iminente aumento do sedentarismo. Segundo estudos, o déficit de práticas esportivas diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Alguns profissionais apontam os vícios em tecnologia como a principal causa deste sedentarismo. Contudo, para profissionais da área de saúde e esportes, este índice, além de preocupante, é visto como um desafio profissional. Os educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo, têm a ambiciosa meta de fazer com que, mesmo que aos poucos, as pessoas voltem à sua rotina de exercícios, seja num esporte específico, como futebol e natação, ou prática de caminhada e frequência em academias.

Inovação e tecnologia são os focos

O Coordenador técnico do curso, professor Joselito Gonçalves, afirma que o foco do curso é capacitar ainda mais os profissionais ligados à educação física na região Centro-oeste com o que há de mais moderno e inovador nas áreas de fisiologia e de treinamento. “Temos como premissa levar para dentro de sala de aula, os melhores profissionais, que vão transmitir aos alunos, tudo o que há de mais moderno em termos de Fisiologia e Treinamento Desportivo. O mercado cada vez mais exigente, faz com que o profissional da educação física e áreas ligadas esteja em constante reciclagem e busque sempre as novidades do setor. É uma oportunidade única de buscar esse conhecimento, principalmente sem a necessidade de ir até outros centros para tal finalidade”.

Para o professor Leonardo Rodrigues, coordenador do núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras Divinópolis, na região, o mercado vem se caracterizando pela sua grande concorrência, demonstrando, assim, a importância na continuidade dos estudos: “Possuir uma especialização hoje, é a certeza da aquisição de novos conhecimentos e a ampliação do leque de possibilidade de empregabilidade e ascensão no mercado de trabalho. Além disso, a troca de experiência e a ampliação do networking pessoal dentro de sala de aula é fantástico, o que possibilita ainda mais essa relação com vários profissionais do mercado, além dos professores que são as grandes referências no setor”.

A Especialização em Fisiologia e Treinamento Desportivo possui 360 horas e as aulas são ministradas aos sábados, de 08hs às 17hs. A procura pelo curso é intensa e restam poucas vagas para o curso.  Além de salas amplas, estrutura multimídia e todo o conforto necessário, além de academia e laboratórios para aulas práticas,  o curso promove atividades práticas e várias oportunidades de trabalho em Divinópolis e em cidades da região em função da rede de contatos formada pelos próprios alunos e professores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (37) 2101.4808 ou 8422.5561.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.