quinta-feira, 22 de Setembro de 2011 12:25h Natalia Santos

Praça Itinerante do Doador de Sangue prevê incentivar doações

Aprovado na última terça-feira, 20 de setembro o Projeto de Lei CM 071/2011 de autoria do vereador Geraldinho da Saúde (PR) institui no Calendário Oficial de Eventos de Divinópolis, a Praça Itinerante do Doador de Sangue. O projeto agora segue para o executivo a fim de ser sancionado pelo prefeito Vladimir Azevedo.

 

 

A proposta de lei determina que o evento deva ser desenvolvido junto à secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, em parceria com pessoas jurídicas de direito público e privado, com o objetivo de homenagear os cidadãos doadores habituais de sangue. Também, prevê o incentivo à doação de sangue e divulgar a importância desta doação. Mostrar para a população as normas de vigilância sanitária que disciplinam doação de sangue e os endereços de postos de coleta de sangue e outros aspectos de promoção da saúde.

 

Geraldinho da Saúde, que é também Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, entende que através deste Projeto está criando mais uma ferramenta para incentivar a doação de sangue que pode salvar muitas vidas e muitas vezes não é feita, devido a falta de colaboradores. “Assim nós vamos mostrar o valor dos doadores. A praça deve ser uma forma de interagir o Hemominas, a Faculdade Federal de São João Del Rey, escolas e outras faculdades da cidade e assim motivar o aumento do banco de sangue de Divinópolis e região”, descreve o vereador. Ele ainda explicou que a praça deverá ocorrer em vários pontos da cidade para levar a informação a todos e assim salvar vidas.

 

 

Assim que sancionada, a Lei passa a valer no município e assim serão definidas as datas. Em algumas cidades é usado automóvel para as ações. Em Divinópolis, a proposta em implantar uma tenda em várias praças, para assim trabalhar a conscientização da população junto com profissionais da saúde. “Serão enfermeiros, médicos e servidores públicos em busca da vida e por isto conto com o apoio de todos. O doador além de saber das responsabilidades terá um acompanhamento. Tenho certeza que todos vão apoiar este projeto, pois vai favorecer o sistema de saúde de Divinópolis”, garantiu Geraldinho.
 

Leia Também

Imagem principal

11 de Dezembro

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.