quinta-feira, 14 de Maio de 2015 11:38h Atualizado em 14 de Maio de 2015 às 11:41h. Mariana Gonçalves

Prato Rural inicia as festividades da 45ª Divinaexpo

Iniciando as festividades da 45ª edição da Divinaexpo, o Prato Rural será realizado de 22 a 24 de maio, no Parque de Exposições de Divinópolis

A entrada é gratuita durante todos os dias de evento. Conforme o organizador do festival gastronômico rural, Gustavo Bicalho, está sendo esperado um público de 20 mil pessoas.

A população poderá degustar os pratos apresentados por 15 comunidades rurais. Segundo Gustavo, a versão 2015 do Prato Rural vem cheia de novidades. Inclusive, esse ano, além das comunidades tradicionais que já participam do evento, a organização convidou bares rurais para também levarem seus 'tira-gostos' para o festival. “Convidamos o Xavante Grill, que fica na rodovia indo para Ermida, o Campeiro, localizado na comunidade de São José dos Salgados, o Divino Rancho, da comunidade do Córrego do Paiol, e a Fazendinha, que hoje está mais próximo da cidade, porém mantém o estilo rural”, acrescenta.

Falando sobre comida, o que não vão faltar são pratos saborosos. “Teremos frango caipira, carne na lata com paçoca, almôndegas de cordeiro acompanhadas de um purê de batatas, baião a moda campeiro – que é o baião de dois, porém ao invés de usar carne seca, será com carne de panela desfiada – feijoada caipira, tropeiro, o prato campeão da primeira edição do prato rural, bolinho de mandioca com linguiça apimentada, que é da comunidade do Quilombo, pastel e muitas outras comidas boas”, diz Gustavo.

 

PROGRAMAÇÃO

No dia 22, o evento começará a partir das 19h. Já nos dias 23 e 24 a festa é a partir do meio-dia. A animação musical ficará a cargo da apresentação de 30 músicos da cidade e região. De acordo com a organização do festival gastronômico, todas as apresentações são do estilo sertanejo. Para as crianças, haverá brinquedos como pula-pula, piscina de bolinhas, dentre outros.

Como de costume, no último dia da festa é feita a entrega dos certificados para as comidas que obtiveram mais votos. Esse ano, ao invés da equipe de jurados, quem decidirá o prato campeão será o público. “Para acabarmos com qualquer receio que os participantes tenham sobre a transparência da escolha dos vencedores, a votação será da mesma forma como ocorre no Prato da Casa (PDC). Teremos uma equipe que irá circular próximo às pessoas que estejam degustando, assim elas poderão registrar seu voto por meio de tablets. Estimamos uma votação com pelo menos a opinião de mil pessoas”, destaca o diretor do festival.

 

PRATO DA CASA

O Prato da Casa edição 2015 será realizado no mês julho e também está cheio de novidades. Dentre elas, está a participação do renomado Chef Penninha na festa de encerramento do evento, programada para o dia 8 de agosto. Dentro das festividades de encerramento do PDC, será montado um espaço especial, que contemplará uma livraria com títulos relacionados à gastronomia, e também sediará a sessão de autógrafos e lançamento da décima edição do livro “A Alquimia do Churrasco”, do Chef Penninha.

“Os felizes amantes da carne vão ainda degustar o tempero especial do ‘Master Penninha’ que irá contemplar o público presente com um workshop de corte ideal de picanha e fraldinha. A degustação será harmonizada com cervejas artesanais e especiais. É uma honra e alegria enquanto organizador e, principalmente, como fã que sou de Penninha”, encerra Gustavo.


Crédito: Divulgação PDC

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.