quarta-feira, 29 de Abril de 2015 11:45h Atualizado em 29 de Abril de 2015 às 11:52h. Mariana Gonçalves

Prazo para entrega do Imposto de Renda termina amanhã

Os contribuintes têm até amanhã para entregar a declaração de Imposto de Renda

Em Divinópolis, aproximadamente 13 mil contribuintes ainda não entregaram suas declarações. Até o início dessa semana foram contabilizadas pela Delegacia da Receita Federal em Divinópolis um total de 31.143 declarações já entregues. Cabe lembrar que o contribuinte é obrigado a entregar a declaração no tempo previsto pela Receita Federal, caso isso não ocorra o cidadão está sujeito a pagamento de multa, calculada por dia de atraso.

Além da penalidade da multa, o contribuinte que não declarar, estando obrigado a fazê-lo, poderá ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) suspenso. Como consequência, a suspensão do documento pode trazer também restrições ao acesso a serviços bancários, como a obtenção de financiamentos, por exemplo.

MALHA FINA

A malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, popularmente conhecida como malha fina, é a revisão de todas as declarações, modelos completo e simplificado, de forma eletrônica, na qual são efetuadas verificações nos dados declarados pelo contribuinte, bem como os cruzamentos destas informações com outros elementos disponíveis nos sistemas da Secretaria da Receita Federal.

Após a entrega das declarações, inicia-se a fase de processamento eletrônico das mesmas, quando são realizadas sequências de verificações para identificar erros de preenchimento e inconsistência das informações apresentadas, que podem caracterizar infração à legislação tributária.

A não apresentação das informações e documentos solicitados, ou o não atendimento às intimações expedidas pelos auditores-fiscais da Receita Federal, implica a constituição do crédito tributário sobre as divergências constatadas, mediante a emissão de auto de infração.

INTERATIVIDADE

A Receita divulgou no canal da TV Receita no YouTube, uma série com onze vídeos sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física. Além disso, foi lançado ainda o portal “e-Defesa”, uma plataforma online que permitirá aos contribuintes que receberem notificações da Malha regularizarem sua situação de maneira mais ágil. O sistema relaciona eletronicamente as infrações lançadas, com opção para pagamento, parcelamento ou contestação dos valores. No caso de contestação, o contribuinte pode escolher um ou mais motivos entre os elencados ou redigir seu próprio texto.
O sistema também pode ser utilizado para responder a uma intimação ou para solicitar a antecipação de análise da declaração, para os contribuintes que ficaram retidos em malha, mas ainda não foram intimados. Nesse caso, é preciso realizar previamente o agendamento por meio do “Atendimento virtual (e-CAC)”, acessando o serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” disponível na aba “Declarações e Demonstrativos”.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.