segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016 09:21h Atualizado em 18 de Janeiro de 2016 às 09:29h.

Prefeito convoca Defesa Civil para discutir situação no Município

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, convocou uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa Civil (CMDC)

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, convocou uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa Civil (CMDC) para a tarde deste domingo (17/01), na Prefeitura de Divinópolis, para tratar um nivelamento de informações sobre as chuvas que tem atingido a região nos últimos dias. Além de integrantes do CMDC, participaram do encontro representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Copasa, que faz o monitoramente constante do nível do Rio Itapecerica, além de setores da Administração Municipal.
Durante o encontro, Vladimir ratificou que todas as ações no caso de uma eventual ocorrência de enchentes, inundações, desabamentos e ou desmoronamentos estão previstos no Plano de Contingência do Município, decretado no final do ano passado (Decreto nº 12.009), garantindo assim a integridade dos divinopolitanos, bem como a preservação do patrimônio público e privado.
Um dos principais motivos de preocupação, o Rio Itapecerica, atingiu o nível máximo de 4 metros e 38 centímetros na manhã deste domingo. A medição feita na Estação de Tratamento da Copasa, já apresenta tendência de queda, uma vez que, apesar do tempo ainda carregado, as chuvas diminuíram em toda a região ao longo do dia. Como referência, os riscos de que o Itapecerica possa começar a transbordar se dá quando o mesmo atinge a marca de 5 metros.  As medições estão sendo feitas a cada duas horas e, no caso de qualquer alteração, será feita a de hora em hora.

 



O prefeito Vladimir Azevedo também está em contato constante com prefeitos das cidades de Itapecerica, Cláudio, Carmo da Mata e Oliveira, cabeceiras na formação do Rio Itapecerica. A intenção é a troca imediata de informações entre as defesas civis caso seja registrado uma maior precipitação em alguma dessas localidades. Desde o início do período contínuo de chuva, o Corpo de Bombeiros registrou duas ocorrências, ambas relacionadas a desabamentos de muros. Todas as chamadas relacionadas à chuva passaram a ter o acompanhamento também dos engenheiros da Defesa Civil.

 



De acordo com o engenheiro Juliano Vieira, do CMDC, um dos principais motivos para que, apesar das chuvas intensas dos últimos dias, não tenham sido registrados mais problemas é o fato da Administração Municipal já ter executado ações preventivas ao longo dos últimos anos, como a transferência de famílias de áreas de risco no Alto São Vicente e Bairro Candelária.



Na reunião, o Prefeito também ratificou o plano de adoção imediata de medidas assistenciais e de socorro, caso seja registrado algum tipo de problema mais grave. Entre as ações já planejadas estão à imediata liberação dos poliesportivos do Centro, do Bairro Niterói e também o Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Interlagos, para receber os possíveis desalojados, bem como o contato imediato com a coordenadoria estadual da Defesa Civil para liberação de roupas, colchões e material de higiene pessoal.


Moisés Soares, responsável pelo acompanhamento das chuvas nas últimas 48 horas, enfatizou que, além das ações de segurança, o Município está atuando para minimizar os estragos causados também nas vias públicas e, principalmente, nas estradas rurais. E alertou para o fato de que as fotos que estão sendo veiculadas em redes sociais mostrando situações de alagamento são de enchentes anteriores registradas na cidade.

 



Ao final encontro, Vladimir Azevedo destacou a importância da ação antecipada, como o Plano de contingência decretado ainda no ano passado e ratificou o papel do Município e de todos os demais participantes neste encontro. “Todos atenderam de imediato a esse chamamento nesta tarde de domingo e temos pré-estabelecidos o papel de cada um no caso de alguma necessidade realtiva ao período chuvoso. Torcemos para que não seja necessário, mas esse é o nosso papel. Precisamos estar preparados”, salientou o prefeito.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.