terça-feira, 3 de Junho de 2014 06:52h Atualizado em 3 de Junho de 2014 às 06:56h. Jotha Lee

Prefeito diz que Divinópolis é uma cidade que sabe se reinventar

Deputados destacam capacidade empreendedora do povo

Ao contrário de anos anteriores, quando o desfile de aniversário atraía grande multidão que ocupava toda a extensão da Avenida 1° de Junho, no último domingo, ao comemorar os 102 anos da cidade, o evento cívico não gerou tamanho interesse. De acordo com estimativa da Polícia Militar, 10 mil pessoas estavam presentes. Em anos anteriores, até 20 mil pessoas chegaram a ocupar a avenida para festejar o aniversário da cidade.
O prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSL) e o vereador, Adilson Quadros (PSDB), foram as únicas autoridades políticas locais presentes no palanque oficial logo na abertura do desfile cívico. Os deputados federais, Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins (PSD), e o estadual, Fabiano Tolentino (PPS), só chegaram ao final do desfile e nenhum deles acompanhou as apresentações ao longo da avenida ao lado do prefeito.
Essa foi uma das raras vezes em que não houve representação do Estado no evento. A única figura pública de destaque, que esteve na cidade para prestigiar a solenidade, além dos deputados eleitos por Divinópolis, foram o prefeito de Pedra do Indaiá, Cláudio Gonçalves (PTB), cujo município recebeu o título de “Cidade Amiga”, e a deputada estadual, Luzia Ferreira (PPS), que só apareceu ao final do desfile.
O grande protesto anunciado contra o prefeito, que chegou, inclusive, a ser planejado em uma reunião entre sindicatos, não passou de uma ruidosa manifestação de um pequeno grupo de manifestantes durante a solenidade de hasteamento das bandeiras ocorrida na Praça Dom Cristiano. Um protesto solitário ocorreu próximo ao palanque onde um cidadão carregou na cabeça uma caixa repleta de aguapés, manifestando seu descontentamento com a situação do Rio Itapecerica, cujo leito se encontra coberto por essa planta em praticamente toda sua extensão na área urbana. Foi uma atitude solitária e pacífica.

 

 

 

REIVENTAR
Sorridente e acompanhado de sua esposa, o prefeito, Vladimir Azevedo, acompanhou todo desfile e enalteceu a importância da data. “Aniversário da cidade é a data que nos inspira a continuar um trabalho e muito nos orgulha ver que até o início do século XIX era apenas um arraial, agora transformada numa das maiores cidade do Brasil”, afirmou. Em entrevista, o prefeito relembrou controversa publicação da Revista Veja, que em 2010, em matéria que analisou vários municípios do país, colocou Divinópolis entre as 20 metrópoles do futuro. “Divinópolis é uma das maiores cidades brasileiras, colocada nesta posição por estudiosos do Ipea [Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas], citada pela Veja como uma das metrópoles do futuro. É uma cidade que sabe se reinventar nos momentos de crise”, afirmou.
O prefeito destacou ainda que a cidade hoje tem “uma economia bastante diversificada, comércio pujante, um setor de serviços destacado na área de educação e saúde e tantas outras. Então a gente vê que Divinópolis está mais madura e, nós, comemorando com muito trabalho, pois temos saldo positivo em praticamente todas as áreas”, finalizou.
O deputado federal, Jaime Martins, disse que a cidade é construída basicamente pelo esforço do seu povo. “Uma cidade que tem em sua gente a força do trabalho. Divinópolis cresce, sobretudo, pelo esforço do seu povo e pela capacidade empreendedora de seus empresários”, afirmou. “Podemos perceber, que por mais que tenhamos ficado um pouco mais exigentes, pedindo melhorias na saúde, na educação, na infraestrutura, que de fato precisa mesmo, Divinópolis melhorou muito nesses últimos anos”, acrescentou.
Depois de enumerar uma série de conquistas, sob sua ótica, para a cidade nos últimos anos, o deputado, Domingos Sávio, fez uma avaliação sobre a administração tucana em Divinópolis e fez questão de frisar a honestidade das administrações da legenda na cidade. “Temos um saldo muito positivo. Primeiro temos uma história de um governo honesto. Isso é fundamental, principalmente hoje que temos notícias terríveis de corrupção, em todos os níveis. Graças a Deus, aqui em Divinópolis o PSDB já governou primeiro com o Aristides [Salgado], comigo, e agora com o Vladimir. Nós, ao longo de muitos anos dedicados a Divinópolis, temos uma história limpa, de trabalho sério, de trabalho honesto”, destacou. “Temos ótimos resultados, mas sabemos que ainda há muito que se fazer”, finalizou.

 

 

Crédito: Jotha Lee

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.