terça-feira, 30 de Junho de 2015 13:09h

Prefeito empossa novos membros do Conselho do Patrimônio Histórico

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, empossou nesta terça-feira (30/06,) novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Divinópolis (Comphap)

Foram nomeadas dois conselheiros e a empossada a nova presidente da entidade. A solenidade que também teve a assinatura da minuta do projeto do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural foi uma das últimas atividades das comemorações dos 103 anos de emancipação político-administrativa de Divinópolis.

 

Em discurso, a presidente empossada do Comphap, a jornalista Sônia Terra, agradeceu a oportunidade e confiança. 

“Neste período que vou atuar farei a minha parte. Será uma pequena colaboração para a cidade que acolheu a mim e minha família. Espero não decepcionar na luta para não deixar o passado e futuro estacionados”, afirmou Sônia.

Além da nova presidente, o prefeito nomeou dois novos membros que são historiadores: Flávia Lemos Mota de Azevedo e José Ricardo Pires, que também são professores universitários.

O Secretário Municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, destacou o trabalho de preservação e divulgação dos bens.  “A principal ação tem que ser de fato a preservação do patrimônio histórico e precisa difundir. Não é uma questão apenas cuidar dos patrimônios que estão de pé, mas democratizar e comunicar o que é o patrimônio como algo relevante. O compartilhamento da memória é fundamental para pensarmos na cidade e no desenvolvimento”, ressaltou.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, destacou que os novos conselheiros vão somar nas políticas de preservação ao patrimônio. “É muito positivo esse choque de pessoas novas com os mais experientes no conselho. Porque traz uma nova mentalidade e tenho certeza que isso é sinérgico na onde precisamos avançar nesta política de preservação ao patrimônio histórico”, disse.

Ainda no evento, o prefeito de Divinópolis assinou a minuta do projeto para instituir o Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. De acordo com a proposta, a intenção do fundo é subsidiar as ações destinadas a promoção, preservação, manutenção e conservação do patrimônio cultural de forma a impedir a descaracterização de bens culturais.      

Membros Efetivos

Flávia Lemos Mota de Azevedo

Maria Cândida Guimarães Aguiar

Sônia Aparecida Terra Magalhães de Faria

José Ricardo Pires

Bernardo Rodrigues Espínola

Karine Mileibe de Souza

Welber Skaull Tonhá Silva

 

Membros Suplentes

José Raimundo Batista Bechelaine

Maria Cecília Guimarães Santos

Ênia Azevedo de Freitas

Inácio Vasconcelos

Evandro Pereira Araújo

Faber Clayton Barbosa

Lenir Ferreira de Castro

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.