terça-feira, 4 de Agosto de 2015 10:33h

Prefeito inaugura 11ª Academia ao Ar Livre

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, inaugurou nesta segunda-feira (03/08), a academia ao ar livre do bairro Icaraí, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Resende

Os aparelhos foram instalados na Praça Silva Melo. Durante a inauguração além de um instrutor para orientar as pessoas como utilizar a academia, a secretaria municipal de Esporte e Juventude promoveu rua de lazer para as crianças com cama elástica, brincadeiras, algodão doce e pipoca.

As instalações e compra dos equipamentos das academias ao ar livre são viabilizadas através de parceria entre a Prefeitura de Divinópolis e Governo do Estado, através de emenda parlamentar do deputado estadual, Fabiano Tolentino. A academia do bairro Icaraí foi a 11º instalada em Divinópolis.

A moradora do bairro Icaraí 2, Maria Aparecida Braga Januário, conta que ela e seu marido já utilizam academia desde o dia 22 de julho, quando os aparelhos foram instalados. “Todas as tarde usamos os aparelhos. Achei que essa academia aqui foi muito importante para o bairro. Eu moro no Icaraí 2 e venho aqui com meu marido para malhar”, comenta.

Laudelina Ana de Souza explica que a academia acabou de ser instalada e já está fazendo a diferença na vida das pessoas. “Gostei muito academia aqui, eu tenho um sobrinho surdo e mudo e ele não fazia exercício, agora minha irmã sempre trás e ele adora. Fiquei muito feliz com essa aquisição para nosso bairro”, disse Laudelina.
Para o deputado estadual, Fabiano Tolentino, a academia promove o crescimento do bairro promovendo a saúde. “São pequenas ações que no montante fazem a diferença. Quando a cidade tem várias academias, isso estimula as pessoas a se exercitarem, promovendo uma saúde melhor para o município. Assim contribuímos também para o crescimento do bairro, dando vida a praça. Temos que ver essa academia em todos os aspectos, como por exemplo: a comunicação entre as pessoas, a saúde preventiva, a diminuição da criminalidade, o uso dos espaços públicos”, pontua o deputado.

O secretário municipal de Esporte e Juventude, Eduardo Print Junior, ressaltou o trabalho de manutenção para garantir o funcionamento das academias. “Sabemos da importância da prática esportiva para a saúde de nossos munícipes e inaugurar mais essa academia é uma conquista. Temos tanto zelo com a execução deste trabalho que o secretário estadual de Esportes mandou uma equipe em nossa cidade para avaliar as academias e devido a qualidade dos aparelhos, da instalação, servirão de modelo para todo estado de Minas Gerais. Isso nos deixa muito feliz, mas também aumenta a responsabilidade para que as próximas sejam ainda melhores. Essa é a 11º academia ao ar livre, nossa a pretensão é chegar a 20 até o final do ano”, comentou Eduardo.

De acordo com o vice-prefeito, Rodrigo Resende, melhorar a qualidade de vida da população é uma prioridade do governo municipal. “Eu e o Vladimir estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida de todos. No bairro Icaraí já fizemos vários calçamentos em parceria com a comunidade. Para deixar a praça aqui melhor ainda para os moradores fizemos o compromisso hoje de calçar essa rua lateral, para que o entorno da praça fique ainda melhor. Usufruam dessa academia, é bom para saúde e importante para a integração do bairro”, declara.

O prefeito Vladimir Azevedo ressaltou que o Icaraí ganhou uma opção de lazer aliado a promoção a saúde. “Esse projeto começou na minha gestão em 2009 e significa um novo conceito de cidade, mais uma opção de lazer para todas as faixas etárias, uma nova ocupação as praças publicas, além da parte mais nobre, a promoção da saúde, qualidade de vida e convivência social. Temos várias experiências de locais onde já foram instaladas as academia e a comunidade passa a ter uma melhoria da pressão arterial, controle do diabetes”, anuncia Vladimir.

Divinópolis possui unidades de ginástica ao ar livre no Parque Ecológico Doutor Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha), nos bairros Danilo Passos, Interlagos, Bom Pastor, Porto Velho, Nossa Senhora das Graças, Bela Vista, na comunidade rural de Buritis, em Santo Antônio dos Campos (Ermida) e ao lado da Escola de Música.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.