quarta-feira, 26 de Março de 2014 05:33h

Prefeitura abre inscrições para novos cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds).

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), anunciou nesta terça-feira (25), o início das inscrições para os novos cursos profissionalizantes oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma parceria entre Prefeitura e Governo Federal.
O público-alvo dos cursos são pessoas de 16 a 59 anos beneficiadas pelo Bolsa Família, e enquadrados na condição de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, pessoas que estejam recebendo seguro-emprego, mulheres chefes de família e/ou vítimas de violência, jovens egressos do Liberdade Assistida ou  do sistema socioeducativo, moradores de rua, família com crianças em situação de acolhimento provisório em abrigos, adolescentes e jovens egressos do serviço de acolhimento, ex-presidiários, ex-dependentes químicos, pessoas cadastradas no Cad-Único.
Os cursos possuem duração de três a quatro meses, de segunda a sexta-feira, e oferecem qualificações em diferentes áreas. Os alunos receberão vale-transporte durante todo o período que estiverem frequentando os cursos.
Estão abertas inscrições para os cursos de Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar de Pessoal, que serão realizados no Capit, no período noturno, de 18h30 as 22h30. Estes cursos terão início no dia 5 de maio, mas como as vagas são limitadas, os interessados já devem se inscrever.
Também estão abertas inscrições para os cursos de Língua de Sinais, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil e Recepcionista em Serviço de Saúde, que serão realizados no Cetepe, de 18h as 22h. Estes cursos terão início no dia 14 de abril, também com vagas limitadas.
As inscrições são realizadas apenas de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), localizada na avenida Coronel Julio Ribeiro Gontijo, n° 370, bairro Esplanada. Para as inscrições, é necessária a apresentação dos documentos pessoais (CPF e Identidade), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, cartão de banco (para depósito do vale-transporte), cartão do Bolsa Família ou Cadastro Único (se as pessoas possuírem estes cadastros).
O gerente de Inclusão Social, Renato Nunes, destaca que todos os cursos estão voltados para as exigências do mercado de trabalho de Divinópolis, detectadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2013, possibilitando, aos participantes, mais chances no mercado de trabalho. “O curso tem o objetivo de incluir este público no mercado, ou seja, tirar estas pessoas da vulnerabilidade social. Nós buscamos áreas com maior abrangência, oferecendo mais chances de emprego à população, ajudando tanto na questão financeira quanto na melhoria da autoestima do individuo”, conta Renato.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.