segunda-feira, 8 de Junho de 2020 17:18h Atualizado em 8 de Junho de 2020 às 17:18h. Portal G37

Prefeitura de Divinópolis anuncia mudança no funcionamento do comércio na cidade.

Lojas deverão funcionar de segunda à sexta-feira com horário reduzido a partir do dia 09 de junho.

A CDL Divinópolis, na noite dessa sexta-feira, 05 de junho, foi informada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura, sobre o novo funcionamento do comércio.

As lojas de rua estão autorizadas a funcionar a partir da próxima terça-feira, 09 de junho, sem o escalonamento de atividades, de segunda a sexta-feira, com horário de 10h às 16h. Essa foi a principal deliberação adotada pelo Comitê local de Enfretamento à COVID-19, em reunião realizada ontem (05).

IMPORTANTE: A escala e o horário de 10h às 20h permanece somente até a próxima segunda-feira (08), sendo a mudança a partir da terça-feira.

No dia 03 de junho, a CDL, em conjunto de outras entidades, protocolou pedido para abertura do comércio todos os dias. Pleito muito cobrado pelos lojistas. Houve análise desse pedido e o comitê atendeu, mas manteve restrição de horário, e estabeleceu o fechamento no sábado. 

“O contexto de dias alternados estava gerando distorções. Abrir cinco dias da semana corrige uma série de problemas. A restrição de horário e de funcionamento no sábado ainda é forte, por isso continuaremos solicitando novas fases de ajuste até ficarmos mais próximos ao viável para os negócios”, pontua o Presidente da CDL, Luiz Angelo.

A nova regra ainda não é a ideal, por isso a CDL solicitará um modelo de funcionamento que atenda aos lojistas sem prejudicar o combate à COVID-19, preocupação de todos, empresários e poder público.

“Acredito haver uma distorção no entendimento da Prefeitura, pois o horário reduzido de funcionamento do comércio poderá causar concentração de pessoas nas ruas. Já no sábado, não tem indústrias e muitos serviços também não funcionam, então não justifica o fechamento das lojas no sábado. Portanto, acreditamos que estendendo o horário de funcionamento e abrindo todos os dias da semana, não haverá concentração de consumidores nas ruas, pois, teremos mais possibilidade de horários e dias para as compras”, argumenta Luiz.

Segundo a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, *o decreto regulamentando o funcionamento do comércio será publicado no início da próxima semana.* O documento prevê também o retorno ao trabalho dos servidores públicos municipais também de segunda a sexta, a partir do dia 15 de junho, divididos em dois turnos, de 7h às 13h e de 12h às 18h.

Ficam mantidas também todas as exigências relativas ao uso de máscara, distanciamento entre pessoas e obrigatoriedade do álcool em gel.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.