Prefeitura de Divinópolis mantém servidores acima de 60 anos em casa.

Medida tem o aval do Sintram, que em abril já havia pedido a adoção dessa medida.

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, em conformidade com decreto 13.766, retomou suas atividades de atendimento presencial ao público no dia 27 de abril. A partir dessa data, as repartições públicas municipais que não comportam serviços de natureza essencial e inadiável – ressalvadas, especialmente, aquelas voltadas ao combate à Covid-19 – estão com atendimento presencial realizado por duas equipes, sendo 50% dos servidores de cada setor trabalhando de 7h às 13h e outros 50% de 12h às 18h.

Apesar do retorno das atividades da maioria dos servidores públicos municipais, os trabalhadores com mais de 60 anos ou mais jovens com registro prévio de comorbidades que os coloquem no grupo de risco para a Covid-10, continuam em isolamento domiciliar sem previsão de retorno. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (14) pelo setor de Recursos Humano (RH) da Prefeitura. De acordo com o RH, a manutenção desses servidores afastados do trabalho segue orientação do Creest (Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador), por recomendação do Comitê de Enfrentamento à pandemia.

A medida tem o aval do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), que em abril encaminhou à Prefeitura Nota Técnica do Ministério Público do Trabalho orientando para o afastamento dos servidores com 60 anos ou mais de idade, os  portadores de doenças crônicas, imunocomprometidos e as gestantes. “A decisão de manter esses grupos de servidores afastados do trabalho é a medida correta, pois apesar da pandemia dar sinais de estabilidade, o vírus continua circulando e a saúde do servidor precisa ser preservada”, afirma o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva.

RELAXAMENTO

O município já está adotando algumas medidas de relaxamento e reduzindo as restrições adotadas para o combate à pandemia. Está entrando em vigor nesta segunda-feira (14) a Portaria 149, assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, que traz modificações no funcionamento do comércio. As medidas foram adotadas conforme decisão do Comitê de Enfrentamento  à Covid-10.

Veja as novas medidas

– O comércio de rua está autorizado a funcionar aos sábados, de 8h30 às 13h.

– Shoppings Centers varejistas podem funcionar diariamente de 11h às 22h.

– O sistema self-service em restaurantes e padarias está autorizado, desde que sejam disponibilizadas luvas descartáveis e o cliente esteja usando máscara.

– Está autorizada a utilização de copos de vidros em bares e restaurantes, devendo obrigatoriamente ser disponibilizado o copo descartável.

 

 


Fonte - Comunicação Sintram

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.