quarta-feira, 13 de Novembro de 2019 12:18h Portal G37

Prefeitura de Divinópolis promove ações do Novembro Azul.

A Prefeitura de Divinópolis promove uma série de ações do Novembro Azul. O mês reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o encerramento será em 30 de novembro.  O Complexo de Atenção a Saúde da Praça X Gontijo no Centro está iluminado com a cor azul.

A primeira atividade foi uma blitz educativa do Estratégia da Saúde da Família (ESF)  São Roque I. O evento foi realizado em 2 de novembro e, com apoio dos agentes de trânsito, profissionais de saúde alertaram sobre a importância da prevenção da doença.   

Os agentes de saúde da Semusa também realizaram ações no ESF de Djalma Dutra na Comunidade de Lagoa. Orientações sobre a saúde do homem foram ministradas pelo médico Antônio José Rosa. A palestra abordou, especialmente, a influência da alimentação saudável na prevenção do câncer de próstata.

O Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardinópolis também promoveu ações no Novembro Azul. Os usuários foram recebidos com lanche saudável no sábado (09/11). As orientações e palestras foram ministradas por médica, psicóloga e nutricionista, além de pedidos de exames laboratoriais e avaliação bucal.

Em 11 de novembro, no ESF Tietê teve sala de espera com as informações com o tema câncer de próstata. Já em 13 de novembro, agentes visitam uma fábrica para prestar informações aos funcionários.

No ESF Belvedere, nos dias 12 e 19 de novembro terá, a partir das 17h, orientações sobre a saúde do homem. Em 23 de novembro, um evento encerra as atividades com bingo, cortes de cabelo e vacinação.

A Estratégia Saúde da Família Planalto (ESF) I e II promove palestra em 19 de novembro às 18h com os profissionais da Acccom.

Também promove palestra com a dentista da ESF do Planalto I e II, Andrea karinni, com o tema saúde bucal. Além de atendimento médico com agendamento.

Em 23 de novembro, no ESF Primavera, terá vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis e uma palestra sobre doenças prevalentes no homem.

Em 23 de novembro, de 7h às 12h, a ESF do Bairro Santa Rosa também promove ações do Novembro Azul. Consulta médica e de enfermagem, consulta odontológica, aferição de pressão arterial e orientações sobre promoção da saúde, além de brindes especiais. 

Os agentes de saúde do São Roque I e II promovem ação com a barraca da saúde no Posto Prata em 27 de novembro e, no dia 29, tem informações na sala de espera na unidade.

O encerramento do Novembro Azul de 2019 será dia 30 no final da Rua Pitangui, no Bairro Bom Pastor. Em parceria com os motos clubes de Divinópolis e mototaxistas será feita uma moto carreata para alertar a população.

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) participará do evento prestando esclarecimentos sobre o câncer de próstata e câncer de mama em homens.

Profissionais do complexo de Saúde do Hospital São João de Deus participarão com a aferição de pressão de glicemia para os homens presentes.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.