segunda-feira, 3 de Junho de 2013 08:27h Divulgação

Prefeitura implanta Familia Acolhedora em Carmo do Cajuru

A Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil, implantou neste mês de maio o Programa “Família Acolhedora”.

A Prefeitura de Carmo do Cajuru, por meio da Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil, implantou neste mês de maio o Programa “Família Acolhedora”. Este é um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem, em residências de famílias acolhedoras. A mesma será como a "segunda família" que acolhe em casa, por um tempo indeterminado, crianças e adolescentes que encontram-se em alguma situação de risco pessoal e social, decorrente de negligência e/ou violência.


O programa não visa substituir a família de origem, tampouco à criança ou adolescente passará a ser "filho" da família acolhedora. Na prática, eles irão receber afeto e assistência desta “segunda família” até que possa ser reintegrado à sua família.


As Famílias Acolhedoras estão vinculadas ao Programa que as selecionam, preparam e acompanham para o acolhimento de crianças ou adolescentes indicados pelos técnicos. Dentro da sistemática jurídica, este tipo de acolhimento possui como pressuposto um mandato formal – uma guarda fixada judicialmente a ser requerida pelo Programa de atendimento ao Juízo, em favor de uma família acolhedora no auxilio da criação dos filhos.


Requisitos para participação do programa Família Acolhedora:
• Residir no município de Carmo do Cajuru;
• Ter maioridade legal;


• Ter a aceitação de todo o grupo familiar com a proposta de acolhimento;
• Não apresentar problemas psiquiátricos, de dependência de substância psicoativas e não estar respondendo processo judicial;


• Ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço;
• Não ter interesse em adoção.
Dias e Horários para Realizar o Cadastro: Quarta-Feira e Sexta-Feira de 08:00 às 11:00 e de 12:00 às 17:00
Informações pelo telefone (37) 3244-1000. (Denise ou Marcelo)

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.