segunda-feira, 25 de Maio de 2015 10:13h

Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

A Prefeitura de Divinópolis inaugura nesta segunda-feira (25/05), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III)

A solenidade de inauguração será às 9h, na Rua Otoni Olímpio de Oliveira, no Bairro Universitário. Foram investidos R$ 600 mil com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

O espaço tem capacidade para atender até 45 pacientes e funcionará 24 horas. O CAPS AD vai promover políticas públicas que colaborem com a saúde das pessoas assistidas e também estimular o resgate da cidadania, por meio da melhora da alta estima. O CAPS AD ficará responsável pela atenção especializada ao acolhimento de pessoas que sofrem com o uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como seus familiares, com intervenções multidisciplinares, envolvendo recursos administrativos, apoiado pela comunidade e atores de relevância. Assim, orientado pelas diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

O CAPS AD III contará com assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeuta, médico clínico geral e médico psiquiatra, psicólogos, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, além da equipe de apoio.

No espaço, os usuários contaram com atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros), além de atendimento em grupos e oficinas terapêuticas. Também contará com atendimento à família e promoverá atividades comunitárias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social.

“Oferecer um acolhimento humanizado a pessoa com agravos diversos, decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, exercida através da Semusa, é o compromisso da Prefeitura de Divinópolis, ampliando a rede de Atenção Psicossocial do município”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, David Maia.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.