terça-feira, 11 de Março de 2014 05:44h

Prefeitura lança campanha “Itaúna Limpa – Eu faço a minha parte!”

Intervenções artísticas, blitze, capoeira, arte, envolvimento das escolas e muitas outras ações estão previstas.

Itaúna é destaque nacional e internacional na coleta e reciclagem do lixo. Nenhuma cidade no Brasil recicla tanto quanto Itaúna, que tem o índice de comercialização de 23% do lixo coletado.
A cidade recebeu visita de representantes de diversas cidades do país e do exterior em busca de aprender com a experiência de Itaúna. Entretanto algumas ruas e áreas do município apresentam problemas na disposição do lixo e uma pequena parcela da população ainda insiste em jogar lixo no chão deixando a cidade suja para todos.
Para combater este problema a Prefeitura de Itaúna lança a Campanha “Itaúna Limpa – Eu faço a minha parte!” com ações de mobilização social e comunicação que visam conscientizar os moradores sobre a importância da ação de cada um para uma cidade mais limpa. De acordo com o gestor de resíduos sólidos da Prefeitura de Itaúna, Sérgio Cunha, o problema é a maneira incorreta que o lixo é colocado para ser recolhido: “Muitas pessoas ainda colocam de maneira errada e no horário errado, dispondo esse lixo na parte da manhã e o caminhão só recolhe no final da tarde. Queremos conscientizar a população para todos serem beneficiados”, disse Sérgio.

Ações realizadas
As ações da campanha “Itaúna Limpa – Eu faço a minha parte!” serão direcionadas para vários setores e terá o foco em a pontuais enfrentados na limpeza da cidade.
Um dos problemas a serem enfrentados está na disposição do lixo nas áreas rurais. Muitos proprietários de chácaras, sítios e fazendas descartam o lixo de maneira incorreta, muitas vezes na beira das estradas rurais. Por isso nos finais de semana uma equipe composta por atores, carro de som e integrantes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente vai até os locais para conscientizar os moradores e sitiantes. A ação começou neste sábado (08) de 10 às 15h no Córrego do Soldado e região com Blitz, carro de som, distribuição de panfletos e orientações aos moradores. No domingo (09) a ação continuou no local e foi realizada uma blitz nos locais onde o lixo está sendo colocados incorretamente na beira das estradas. A Campanha continua no dia 15 e 16/03 na região de Paulas e Carneiros, e na semana seguinte, nos dias 22 e 23/03 a comunidade de Vista Alegre que será beneficiada e no último final de semana do mês de março será a região de Campos e Lopes.
A Campanha vai contar também com ações na área central da cidade. No dia 16, durante o evento “A Cidade conversa” haverá pintura de contêineres de lixo Seco e Molhado por artistas da cidade em uma proposta de atrair os olhares das pessoas transformando lixeiras em obras de arte. No dia 22/03 na Praça da Matriz de 9 às 12h o evento “Não jogue lixo na Praça, jogue Capoeira” vai mobilizar toda a sociedade com palestras, blitz, e apresentação dos capoeiristas do grupo Abadá para mostrar a importância da colaboração de cada um para a qualidade de vida na cidade.
Haverá também palestra para professores, ações nas escolas municipais, e muitas outras intervenções.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.