terça-feira, 20 de Outubro de 2015 09:50h Atualizado em 20 de Outubro de 2015 às 09:51h. Jotha Lee

Prefeitura organiza festa para comemorar o Dia do Servidor Público

Os preparativos para a tradicional festa em comemoração ao Dia do Servidor Público seguem a plenos vapores

A confraternização está agendada para o dia 30, no Clube dos Servidores Municipais (CSM), das 9h às 15h. Além da festa, na quinta-feira haverá uma Missa de Ação de Graças no Pátio da Prefeitura, às 7h30.
Conforme conta a Presidente da Comissão Organizadora da Festa do Servidor, Cristina Maria Santos Carvalho, para participar do servidor precisa apresentar o contracheque na portaria do clube (Cônjuges e filhos também podem participar).
Serão servidos cachorro quente e feijão tropeiro. “Vamos distribuir também picolés, pipoca, algodão doce e refrigerante”, acrescenta Cristina.

HOMENAGEM

Como a festa é para homenagear os servidores da Prefeitura, todos os anos, por meio de votação, é eleito o servidor que mais se destacou durante o ano no desempenho de suas funções, esse trabalhador recebe das mãos do prefeito, Vladimir Azevedo, um certificado.
A comemoração inclui ainda, torneiro de futebol, apresentações musicais e sorteio de diversos brindes. “É um momento de lazer para as famílias, e também um momento para rever os colegas de trabalho da Prefeitura, porque no dia-a-dia, cada um está em seu setor e não conseguimos encontrar com todos”, complementa a vice-presidente da Comissão, Ione Maria da Silva.
Está sendo esperada a participação de 2 mil pessoas (entre servidores e seus familiares). “É um trabalho que começamos a fazer com grande antecedência da data programada para festa, é cansativo, mas muito gratificante sabermos que as pessoas participam e saem satisfeitas”, encerra Ione.

 

FIQUE POR DENTRO

O Dia do Servidor Público, também dia do Funcionário Público, é comemorado anualmente no Brasil em 28 de outubro. O Dia do Servidor Público não é feriado nacional, mas é considerado ponto facultativo.
A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios ou demais repartições públicas.
Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.
Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos.
Para entrar no serviço público, o cidadão deve, normalmente, participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado.
De acordo com o portal online www.calendarr.com, a data surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939. O que motivou a criação do Dia pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.


Créditos: Jotha Lee

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.