quinta-feira, 19 de Maio de 2016 10:36h Prefeitura de Divinópolis

Prefeitura promove 39º Missa Conga

Um dos eventos mais tradicionais das festividades de aniversário de Divinópolis será realizado neste domingo (22/03) às 15h30

Trata-se da 39º edição da Missa Conga promovida pela Prefeitura de Divinópolis e organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O evento religioso abre oficialmente as Festas de Reinado.

 

Desde 1977, o evento religioso inicia, oficialmente, as festividades do Reinado; patrimônio imaterial de Divinópolis. A missa é celebrada por frei Leonardo Lucas Pereira - um dos maiores incentivadores do Reinado. A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, terá o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.

 

Além da Missa Conga, no dia 22 de maio será realizado o Café de São Benedito. Tradicionalmente, após a celebração, a Prefeitura de Divinópolis serve um café para os reinadeiros participantes.  São quitandas típicas da época oferecidas para todos os reinadeiros, além de centenas de litros de café e leite.

 

 

 

Oficial

A Missa Conga também abre oficialmente as Festas de Reinado na cidade. Os eventos começam em 17 de maio no bairro Campina Verde e terminam em 16 de outubro na Praça do Mercado.  Ao todo são 14 Festas de Reinado espalhadas nos bairros e comunidades rurais.

Fazem parte das festividades São Judas, Cacoco de Cima, Branquinhos, Tietê, Amadeu Lacerda, Porto Velho, Vale do Sol, Espírito Santo, Vila Romana, Alto São Vicente, São José, Ermida, Interlagos, Buritis, Costas, São Luiz e São João de Deus. A Festa de São Benedito será de 3 a 6 outubro no bairro Vila Romana.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.