terça-feira, 27 de Outubro de 2015 11:39h

Prefeitura promove boas práticas na agricultura familiar

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e o vice-prefeito, Rodrigo Resende, participaram da abertura do curso de Responsabilidade Técnica e Boas Práticas de Fabricação na Agricultura Familiar, na manhã desta terça-feira (27/10)

Vinte e cinco produtores rurais participam do curso na sede da Associação da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi). O curso é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agronegócios, termina às 17h.

 

Para Vladimir Azevedo, o curso oferecerá uma garantia da produção rural. “O município tem uma história grande com a agricultura familiar em Divinópolis. Hoje estamos qualificando os agricultores, que terão novas informações para terem mais competitividade do mercado. Estamos qualificando para garantir a qualidade dos produtos da agricultura familiar”, destacou Azevedo.

 

O vice-prefeito, Rodrigo Resende, destacou a importância da capacitação dos agricultores. “É necessário a cada dia ficar atento devido às inspeções cada vez mais frequentes. As regras ficam cada vez mais evidentes e os produtos que chegam às prateleiras têm garantia de procedência e agrega valor. Também sabemos das dificuldades dos produtores em se adequar as regras e este curso contribui muito”, afirmou.

 

O secretário de Agronegócios, Paulo Marius, lembrou da importância do alimento ter procedência. “Quando chega à mesa do consumidor o alimento precisa ter procedência. Teremos um curso para explicar essas boas práticas para o produtor saber como os alimentos precisam ser manuseados”, disse.

 

Programação

 

Depois da abertura, a primeira palestra foi sobre a ‘Responsabilidade técnica e confecção de manuais de boas práticas’ ministrada pela médica veterinária do Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Divinópolis,  Kelleyn Ribeiro.Na sequência teve a ‘Higiene pessoal’ ministrada pela médica veterinária do SIM, Liliane Dane Dias.

 

‘Boas práticas na produção e PPHO’ ministrada por Fabíola Dias da Pratica Consultoria em Segurança de Alimentos é a palestra do período da tarde. As ‘Ações da vigilância na Agricultura Familiar: zona rural e produtos no comércio’ está programada para a sequencia.  O médico veterinário Wily Lacerda ministra a palestra sobre ‘Análises laboratoriais, controle de pragas e manutenção de equipamentos’. O diretor do SIM de Divinópolis, Moisés Soares, finalizou o curso.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.