sexta-feira, 7 de Setembro de 2012 08:28h Carla Mariela

Presidente do TRE comparece à inauguração da Sede de Região Eleitoral e do Fórum Desembargador José Nepomuceno

O presidente e desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Antônio Carlos Cruvinel, participou ontem da solenidade de instalação da Região Eleitoral Centro Oeste com sede em Divinópolis e da inauguração do Fórum Regional Eleitoral Desembargador José Nepomuceno da Silva. O evento ocorreu pela manhã, às 11hs, na Avenida Sete de Setembro, 818, centro da cidade. Na ocasião, estavam presentes os Juízes Eleitorais de Divinópolis, Dr. Mauro Riuji Yamane, Dr. José Maria dos Reis, os coordenadores do Cartório Eleitoral, e diversas autoridades da cidade e região.

 


Antônio Carlos Cruvinel, ao ser entrevistado explicou porque Divinópolis foi escolhida para ser a sede da Região Eleitoral “Divinópolis é uma cidade pujante que cresce muito e trazer a Sede para cá converge todas as outras que vão fazer parte da Regional. Ao todo serão 27 zonas eleitorais, 62 Municípios, então Divinópolis representará um polo de convergência desses Municípios e dessas zonas eleitorais, com isso fica mais fácil o contato e a aproximação do TRE com as zonas eleitorais, porque se fosse ao contrário ficaria mais difícil e congregando-as aqui, é mais fácil, esse contato da Justiça Eleitoral com as Zonas Eleitorais. A Região Eleitoral em Divinópolis é a 10ª a ser instalada em Minas Gerais, com 158.098 eleitores divididos em duas zonas eleitorais 102ª e 103ª”, relatou.

 


Durante o seu discurso, o Juiz Eleitoral de Divinópolis, Dr. Mauro Riuji Yamane, disse que a Sede é importante pelo fato de que a partir de agora Divinópolis assumirá o ônus que antes era de Belo Horizonte. “Agora, vai ficar muito mais fácil para toda a região quando houver algum problema ligado às eleições, urnas, ligado às partes de materiais ou mesmo de orientações”, ressaltou.

 


Para o Juiz Eleitoral, Dr. José Maria dos Reis, o evento é fundamental porque envolve o nome de Divinópolis. “O Município de Divinópolis realmente é uma cidade polo em todos os sentidos. É aqui que nós vamos trabalhar com 26 comarcas, todas aqui dentro desse espaço envolvendo 62 Municípios, então é um ganho para Divinópolis ter conseguido essa Regional Eleitoral”, afirmou.

 


A coordenadora da 103ª Zona Eleitoral, Cíntia Greco, destacou que a Região Eleitoral ficará responsável também pelo armazenamento das urnas eletrônicas dos 26 Municípios, além de Divinópolis e também pelo suporte a toda região. “Em novembro nós já receberemos e seremos responsáveis pelas urnas dos Municípios que compõem a região. Também pelo suporte, pela manutenção, a carga de energia dessas urnas, suporte técnico, uma vez que qualquer problema que tiver a Região Eleitoral ficará responsável e além de sede Eleitoral, aqui também teremos o Fórum José Nepomuceno da Silva”, explicou à coordenadora.

 


Ainda no encontro, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, juntamente, com os Juízes Eleitorais, Dr. Mauro Riuji e Dr. José Maria, fizeram o descerramento da placa durante a solenidade inaugurando a Região Eleitoral e o Fórum Regional que recebeu o nome de José Nepomuceno, que por longos anos lecionou Direito Eleitoral e Direito Ambiental dentre outras atividades. Em pronunciamento sua filha Luciana Diniz que estava ali o representando, discursou agradecendo pela cerimônia prestada em homenagem ao pai José Nepomuceno.

 


Estavam presentes na inauguração: o Presidente do TRE/MG, Antônio Carlos Cruvinel; prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo, Deputado Federal Jaime Martins, Presidente da Câmara Anderson Saleme, Bispo Dom Tarcísio Nascentes, alguns membros do TRE/MG, Juízes Eleitorais Dr. Mauro Riuji e Dr. José Maria, Prefeitos da Região. A filha do desembargador José Nepomuceno da Silva, Dra. Luciana Diniz Nepomuceno, dentre outras autoridades. Já são sedes de regiões eleitorais as cidades de Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, dentre outras.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.