terça-feira, 4 de Setembro de 2012 13:23h Carla Mariela

Presidente do TRE/MG participará de instalação da Região Eleitoral em Divinópolis

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Antônio Carlos Cruvinel, participará na próxima quinta-feira em Divinópolis, às 11 hs, de uma solenidade que tem como objetivo instalar a Região Eleitoral no Município e inaugurar o Fórum Regional Eleitoral Desembargador José Nepomuceno da Silva. O encontro será no novo endereço do Cartório Eleitoral da cidade, na avenida Sete Setembro, número 818, centro.

 


As Regiões Eleitorais foram criadas em 2009, pelo presidente do TRE/MG à época, Almeida Melo, para a armazenagem das urnas eletrônicas a serem utilizadas pelos municípios que as compõem.

 


Conforme informações divulgadas pelo TRE, a nova Região Eleitoral que será instalada com sede em Divinópolis vai abranger 27 zonas eleitorais instaladas em 26 Municípios. No total são 3.077 seções de votação e 944.890 eleitores de 62 Municípios.

 


O imóvel alugado pelo TRE/MG, em que estão localizadas as duas Zonas Eleitorais em Divinópolis, a 102ª e a 103ª, tem 860,49 m² de área construída. O escritório e o galpão da Região Eleitoral armazenarão ao todo 3.300 urnas eletrônicas.

 


As cidades que já possuem sede da Região Eleitoral são: Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Paracatu, Patos de Minas, Uberlândia, Diamantina, Lavras, Juiz de Fora. Em Divinópolis será instalada na próxima quinta-feira e as próximas regiões eleitorais a serem instaladas são: Montes Claros, Passos e Varginha.

 


SAIBA MAIS

 


Sobre o Fórum Regional Eleitoral Desembargador José Nepomuceno da Silva

 


O nome do desembargador José Nepomuceno da Silva, patrono do Fórum Regional Eleitoral, foi indicado pelo seu laço com a região, uma vez que, por longos anos, lecionou Direito Eleitoral e Direito Ambiental na Universidade de Itaúna. Ele integrou o TRE por dois biênios, entre os anos de 1992 e 1996 e foi juiz da 33ª e da 35ª Zonas Eleitorais de Belo Horizonte. Natural de Taquaraçu de Minas, foi promovido ao Tribunal de Justiça em maio de 2003 e aposentou-se em julho de 2010, pouco antes de completar 70 anos. Faleceu praticamente um ano depois, em junho de 2011. Sua filha, a ex-juíza do TRE-MG Luciana Diniz Nepomuceno, provavelmente estará presente ao evento.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.