terça-feira, 19 de Maio de 2015 10:38h Atualizado em 19 de Maio de 2015 às 10:47h. Bruna Costa

Prevenção é o foco da Caminhada ‘Todos Contra a Pedofilia’ e de Combate às Drogas

Caminhada ‘Todos Contra a Pedofilia’ e de Combate ás Drogas ocorreu ontem (18)

Caminhada ‘Todos Contra a Pedofilia’ e de Combate ás Drogas ocorreu ontem (18), com a participação de alunos das escolas da rede pública de ensino, representantes de secretarias, vereadores, do Prefeito Vladimir Azevedo, da Polícia Militar com a Banda da Polícia Militar, do Ministério Público e de outras cidades. A concentração foi na Praça da Catedral e o trajeto terminou na Praça do Santuário Santo Antônio.
O dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate a Pedofilia e há oito anos é realizada a ‘Caminhada Todos Contra a Pedofilia’. Segundo o promotor de justiça, Carlos Fortes, o dia 18 de maio é um marco importante, “mas todo dia é dia da gente prestar atenção na criança e no adolescente, todo dia é dia de combater o abuso sexual, a exploração sexual contra a criança e o adolescente” completa.
Nessa edição a caminhada é também uma ação de combate às drogas. Segundo o secretário adjunto de políticas sobre drogas, Luis Militão, o dia Internacional de Combate às drogas é 26 de junho, e iniciava a semana de combate às drogas com uma caminhada, mas como as datas são próximas decidiram juntar em um único evento, “por isso teremos uma caminhada enfocando os dois temas, o combate a pedofilia e a prevenção ao uso de drogas. O foco principal é a proteção que a sociedade como um todo deve fazer as nossas crianças e adolescentes. A nossa preocupação é trabalhar com as crianças nas escolas, é trabalhar com a família, porque a família é fundamental, é a principal célula protetora” frisa Luis.
As escolas públicas também marcaram presença na caminhada trazendo faixas e buscando conscientizar e engajar os alunos nesses dois temas importantes para a construção social dos mesmos. “A gente sempre se envolve nesse tipo de evento para conscientizar os meninos para que eles tenham uma postura madura quanto a isso e acho que prevenir é o remédio” observa a diretora da Escola Estadual São Francisco de Paula, Eliane Reis.
Além dos divinopolitanos compareceram na caminhada representantes de outras cidades como Florestal, Itajubá, Betim, Contagem, Carmo do Cajuru e Onça do Pitangui concentrando cerca de 300 pessoas segundo o Capitão da Polícia Militar, Marco Paulo de Oliveira Gontijo. Como observado por ele eram “pessoas muito envolvidas e de vários segmentos da sociedade”.

 

Crédito: Bruna Costa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.