quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 15:57h Pedro Gianelli

Primavera: Cemig informa previsão do tempo para a estação

A primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, começa oficialmente às 11h21 de hoje

A estação deve ser marcada pela volta das tempestades causadas, principalmente, por frentes frias, que podem vir acompanhadas de granizo, chuvas rápidas e intensas e rajadas de vento. Durante a estação, haverá aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas, o que acaba contribuindo para a ocorrência de pancadas de chuva, mais frequentes nos finais de tarde e à noite. Neste ano, a primavera termina às 07h44 (horário de verão) do dia 21 de dezembro.

De acordo com o Meteorologista Arthur Chaves, da Cemig, “chuvas significativas em Minas são esperadas já na primeira semana da primavera, mas valores mais expressivos devem ocorrer na última quinzena de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão se caracterizar mais pela ocorrência de fortes ventanias e de granizo do que pelo volume de chuva”, afirma.

Outra característica desta primavera será a neutralidade do Pacífico, não sendo esperada a atuação dos fenômenos El Niño e La Niña.

CHUVAS

Os três meses que compõem a primavera apresentarão características distintas com relação às chuvas. Em outubro, predominarão as chuvas em forma de pancadas intensas e rápidas, principalmente na primeira e nas duas últimas semanas do mês. Portanto, espera-se chuvas acima do normal apenas no Leste, Sul e Zona da Mata, enquanto que no Noroeste elas ficarão abaixo da média. Nas demais regiões as chuvas previstas estão dentro

da média.

Em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todas as regiões, com exceção do Sul de Minas, que deve ter índices ligeiramente abaixo da média histórica. Vale destacar que a partir desse mês a média de chuvas é bem maior, e que tanto a frequência quanto o volume aumentam.

Em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua, com a ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), de modo que as chuvas ficarão ligeiramente acima do normal na faixa Norte e Leste e abaixo do normal no Centro, enquanto que nas demais regiões de Minas haverá ocorrências dentro da normalidade.

TEMPERATURAS

No decorrer da estação, a atmosfera torna-se mais quente e úmida, com tendência de temperaturas em outubro com valores acima da média no Noroeste, abaixo da média no Sul e Zona da Mata, e dentro da média nas demais regiões. Já em novembro, elas ficarão acima da média no Centro de Minas e dentro da média nas demais regiões. Finalmente, em dezembro, os índices ficarão acima da média no Centro e dentro da média nas demais

regiões.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.