terça-feira, 22 de Setembro de 2015 10:53h Rafael Camargos

Primavera será marcada por instabilidade no tempo e pancadas de chuva

Com o início marcado para amanhã, a primavera chega com muita cor e alegria, mas traz com ela uma instabilidade na temperatura

No decorrer da estação, a atmosfera sai de um estado quente e seco e se torna cada vez mais úmido. Neste ano, devido à atuação de um fenômeno chamado El Niño, a primavera será quente na maior parte do Estado.

Na região Sudeste de Minas, por exemplo, a estação marcará o retorno das tempestades, que são causadas, sobretudo, por frentes frias, que podem vir acompanhadas de granizo, chuva intensa e rajadas de vento. De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, o mês de outubro será marcado por pancadas de chuvas intensas e rápidas, devido ao aumento da umidade e do calor.

“Na Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas, a expectativa é de chuvas acima do normal. No Norte de Minas, as chuvas ficam abaixo da média e, nas demais regiões, as precipitações ficam normais”, explica. No Sul de Minas e Zona da Mata, os valores ficam abaixo da média por um curto período. Já no Leste, a temperatura esperada fica dentro da média durante toda a primavera.
Em novembro, a previsão é de chuvas abaixo do normal para o Norte de Minas e região Central e, nas demais regiões, o tempo permanece estável.

Com seu fim marcado para o dia 22 de dezembro, as chuvas acontecem de maneira mais contínua devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul. Entretanto, tudo dentro da normalidade em todas as regiões de Minas Gerais.

       

Créditos: Laina Modesto

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.