terça-feira, 23 de Outubro de 2012 11:05h Carla Mariela

Primeira turma do Curso de Libras na Câmara recebeu o certificado de conclusão

O Curso de Libras se iniciou no dia 08 de agosto, no plenário da Casa Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, e foi direcionado para as pessoas que pretendiam conhecer como funcionava a linguagem dos sinais. Na abertura do curso, o presidente do Poder Legislativo, Anderson Saleme, ressaltou sobre a importância dos participantes auxiliarem na inclusão social dos portadores de deficiência auditiva. A 1ª turma recebeu o certificado de conclusão de curso na última quarta-feira.
No primeiro dia do curso, Saleme, ainda destacou a presença da servidora e especialista em libras, Andréia Martins, que trabalha na Câmara, orientando as pessoas auditivas. Quem ministrou o curso para que os participantes entendessem melhor sobre a linguagem dos sinais, foi a professora Carla Soares Nogueira, instrutora de Libras.

 


O curso aconteceu todas as quartas-feiras no plenário da Câmara Municipal, com uma carga horária de 30h/aula. Foi elaborado por meio da Escola do Legislativo, sendo composta pelos membros: o diretor Tiago Izaac, o coordenador pedagógico Roberto Franklin, Luciana Campos, Samuel Marques e Andréia Martins.

 


Conforme, o diretor da Escola, Tiago Izaac, o curso é fundamental para que possa democratizar o acesso das pessoas portadoras especiais aos órgãos e aos serviços públicos e que o curso possibilita que os participantes compreendam a importância da acessibilidade.

 


Já o Roberto Franklin na abertura do curso deixou claro que se algum participante tivesse alguma dificuldade poderiam procurar por qualquer membro da Escola do Legislativo para esclarecer as suas dúvidas.

 


No início dos encontros a servidora Andréia Martins realizou atividades com os participantes e a instrutora Carla Soares Nogueira os orientava, com o intuito de ensiná-los primeiro o alfabeto na linguagem dos sinais até que eles pudessem chegar ao final do curso entendendo que a língua dos sinais é focada em gestos, e que é muito importante para a comunicação com pessoas auditivas.

 


Portanto, é fundamental, que todos os funcionários de órgãos públicos devem aprender a se comunicar em Libras, para ajudarem as pessoas auditivas que necessitam de pessoas que entendam de libras nesses ambientes.

 


A primeira turma do curso de libras recebeu o certificado na última quarta-feira e a capacitação da segunda turma vai se iniciar na próxima quarta-feira 24 de outubro com o término previsto no final do mês de dezembro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.