quarta-feira, 7 de Janeiro de 2015 10:17h

Processo de informatização promove avanços nos serviços oferecidos pela SEMED

A educação em Divinópolis inovou no processo de cadastramento e matrículas dos alunos da Rede Municipal de Ensino no ano passado. Em parceria com a Diretoria de Informação da Prefeitura e a Central de Processamento de Dados foi criado um programa online

Esse processo permitiu que as escolas recebessem as inscrições dos pais via internet.

Dessa forma, o planejamento do atendimento educacional para 2015 foi formulado com base nos dados obtidos no programa de cadastro e matrícula, na análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas. Trabalho que é uma ação conjunta entre Estado e Município que sempre pensam e realizam o atendimento com o diagnóstico situacional.

Com a demanda cadastrada para o Ensino Fundamental e Educação Infantil foram realizados os encaminhamentos dos alunos para as Unidades Educacionais próximas de suas residências, no caso do Ensino Fundamental, e para a Educação Infantil, as crianças foram encaminhadas segundo a opção dos pais.

Em dezembro, 2.200 crianças foram encaminhadas para fazer matrículas na Educação Infantil nas Escolas e Centros Municipais que oferecem a modalidade de ensino. E, para o Ensino Fundamental foram encaminhados 1.750 alunos para serem matriculados nas Escolas Estaduais e Municipais.

No entendimento da Secretaria Municipal de Educação, a utilização das tecnologias da informação é um expressivo avanço para melhorar e modernizar os processos e facilitar o atendimento aos cidadãos.

“A informatização do cadastro escolar é um diferencial no processo de organização de vagas no município. Pois disponibiliza, em tempo real, um volume de informações significativas como demandas de vagas por região, quantidade de alunos nas diversas escolas, números de alunos cadastrados diariamente entre outros. Possibilitando um melhor planejamento e gestão na rede publica de ensino”, explica Rose Lasmar, secretária de educação.

Gestão Educacional na WEB

E os avanços tecnológicos na área da educação não param por aí. No ano de 2014, o Sistema Sonner de Gestão Educacional WEB alcançou vários avanços significativos. Além dos cadastros e a matrícula de 100% dos alunos por meio desse sistema foi possível promover a capacitação dos servidores das secretarias escolares.

Entre outras coisas a informação permitiu o controle, em tempo real, das movimentações realizadas pelos alunos entre as unidades da rede municipal de ensino; a atualização de formulários, solicitados pelo sistema, para adequação à realidade da rede municipal de ensino; bem como a atualização de relatórios visando adequação com a legislação municipal no âmbito educacional. Vale ressaltar, ainda, que o sistema permite a emissão de boletins e históricos escolares.

Foram desenvolvidas, também, ferramentas que dão rapidez e eficiência na execução dos lançamentos realizados pelos servidores das secretarias escolares;

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, estas e outras conquistas foram frutos de discussões diárias entre diversos setores da Secretaria, servidores das unidades escolares e equipe de suporte técnico do sistema. As expectativas para 2015 são muito otimistas, pois os avanços adquiridos vão impulsionar o uso de forma mais eficiente e facilitar a elaboração de novas ferramentas de gestão.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.